Cursos de mestrado e doutorado da Unit serão ministrados em Pernambuco
Os cursos interinstitucionais estão sendo criados em parceria com a Unit Pernambuco; ambos contam com a experiência dos programas de pós-graduação em Educação e em Saúde e Ambiente, que têm a avaliação máxima da Capes

Cursos de mestrado e doutorado da Unit serão ministrados em Pernambuco - Foto: Divulgação
A Universidade Tiradentes (Unit) vai ministrar em Pernambuco, a partir de agosto, os cursos de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Saúde e Ambiente; e de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação. Ambos estão sendo criados a partir de uma parceria firmada pela Unit com o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), que já abriram inscrições para as primeiras turmas. A iniciativa tem o objetivo de expandir o acesso à pós-graduação stricto sensu nestas áreas, ampliando o quadro de mestres e doutores nas instituições de ensino sediadas em Pernambuco.
Os dois cursos já nascem vinculados a dois programas de pós-graduação da Unit que já possuem o conceito de excelência e reconhecimento nacional: o de Educação (PPED) e o de Saúde e Ambiente (PSA), que possuem a nota 5 nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sediados em Aracaju, os programas contam com uma estrutura de ensino e pesquisa moderna, além de parcerias com centros de ensino e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
Para o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão, a avaliação máxima dos programas de pós-graduação foi um grande ponto a favor para que o projeto de criação dos cursos institucionais fosse aprovado pela Capes, instituição do Ministério da Educação (MEC) que regula o funcionamento da área no Brasil. “O Minter e o Dinter passa a ser agora uma estratégia muito importante para o stricto sensu da Unit em Sergipe. Nós temos hoje um corpo docente muito maduro, pronto para orientar e formar novos quadros tanto em Sergipe como em qualquer parte do país. Os nossos professores têm tranquilidade da formação que a gente vai dar lá em Pernambuco, por causa dessa maturidade a que nós chegamos”, assinala o coordenador.
Das vagas ofertadas no Minter e no Dinter, 75% serão destinadas a professores da Unit Pernambuco e da Fits Goiana. As outras serão abertas para a comunidade externa, sobretudo para profissionais graduados em profissões das áreas de Saúde e de Educação, que já atuam em instituições ou empresas do ramo. As inscrições para as primeiras turmas estão abertas até 28 de junho.
“A ideia é que esses profissionais que vão entrar em formação a partir de agosto possam melhorar o seu currículo, o que vai ampliar o número de projetos de iniciação, de pesquisas, de produção científica. A parceria, o incentivo à produção do conhecimento, a questão da formação dos profissionais e dos professores do Centro, é sempre uma via de mão dupla. A Universidade também amplia a sua possibilidade de assistir socialmente, de expandir socialmente, de ajudar outras parceiras a melhorar o seu quadro de professores”, destaca o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares.
Através desta modalidade, professores do PSA e do PPED irão ministrar as aulas presencialmente no Campus Imbiribeira, em Recife. Em contrapartida, os mestrandos e doutorandos virão ao Campus Farolândia, em Aracaju, para fazer as atividades de pesquisa, a prestação das avaliações e a defesa das dissertações e teses. Eles também terão acesso a todo o ecossistema acadêmico sediado no Campus Farolândia, que é formado pela própria Unit, pelo Tiradentes Innovation Center e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). O projeto prevê ainda que professores-doutores da Unit PE e da Fits Goiana atuarem como na coordenação local dos cursos e também como e co-orientadores das dissertações e teses.
“A oferta dos programas de Mestrado e Doutorado, ambos com conceito 5 da Capes, ou seja, cursos de altíssima qualidade, solidifica o DNA da instituição em comprometer-se com uma educação qualitativa como base, disruptiva como essência e que faça uma diferença efetiva na vida das pessoas e na cidade do Recife. O Minter e o Dinter da Unit Pernambuco já começam suas trajetórias como sendo dois dos melhores programas ofertados na nossa região. Estamos muito orgulhosos por mais essa construção, fruto do trabalho da nossa comunidade acadêmica”, comemora o reitor da Unit Pernambuco, professor Diogo Galvão.