Aracaju (SE), 03 de dezembro de 2024
POR: Ascom Semed
Fonte: Ascom Semed
Em: 04/09/2024 às 12:55
Pub.: 05 de setembro de 2024

Escola Tech potencializa ensino-aprendizado nos laboratórios de Ciências e Matemática das Emefs de Aracaju

A professora Rivânia Rocha utilizando display interativo de 75 polegadas durante aula no laboratório - Foto: Ascom Semed

A professora Rivânia Rocha utilizando display interativo de 75 polegadas durante aula no laboratório - Foto: Ascom Semed

Em constante investimento pedagógico e tecnológico, as 46 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da Prefeitura de Aracaju unem teoria e prática nos laboratórios de Ciências e Matemática. Com um espaço idealizado para uma completa imersão no mundo científico, o acesso à internet, através dos notebooks e dos displays interativos potencializa ainda mais o ensino-aprendizado e torna a experiência ainda mais efetiva.

Todas as unidades escolares possuem laboratórios científicos, criando uma rotina laboratorial de acordo com a realidade e planejamento pedagógico de cada unidade, com os professores e coordenadores pedagógicos observando quais temas despertam maior curiosidade dos estudantes ou que apresentam dificuldades para a absorção. Em ambos os casos, os laboratórios se tornam a atividade de reforço para a plena educação.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) em Tempo Integral João Oliva Alves, o laboratório é parte essencial do ensino-aprendizado. De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Elaine Gonçalves, há um cronograma de visitas laboratoriais para cada sala de aula.

“Os planejamentos da professora da sala de aula e da professora do laboratório, conversam entre si, permitindo que os alunos tenham a oportunidade de colocar em prática o assunto visto na aula regular. Aqui eles concretizam todo o conhecimento que eles receberam e fixam melhor na mente, aprendendo como um todo. Além dos materiais científicos, também temos um display interativo que dá um suporte à professora na aprendizagem, porque, além de experimentarem na prática, eles também têm a oportunidade de entrar em diversos ambientes através do display, visitando museus ou realizando jogos educativos online”, afirma.

Professora do laboratório de Ciência e Matemática, Rivânia Rocha dá exemplos de atividades que elevam o aprendizado e despertam o interesse da turma.

“Hoje eles estão fazendo uma receita de sabonete líquido, algo bem simples, mas que traz muito conteúdo, trabalhando com eles as medidas, volumes e quantidades. O laboratório é interessante porque, com os materiais, eles experimentam, manuseiam, manipulam e isso permite com que a aprendizagem seja um pouco mais concreta. Os alunos estão nessa fase da curiosidade e, aqui no laboratório, eles conseguem colocar no dia a dia o que é ensinado através dos livros. Até a pesagem dos próprios estojos escolares vira uma festa, porque tudo é novo para eles”, relata.

A professora destaca, também, a importância do display interativo e dos notebooks na experiência científica dos alunos dentro dos laboratórios.

“Por exemplo, os alunos do 5° ano estão produzindo um livro de astronomia e o acesso ao display interativo foi fundamental porque a gente conseguiu trabalhar o sistema solar com imagens bem mais ampliadas, permitindo uma visualização ampla dos astros. Além disso, as pesquisas nos notebooks incentivam a produção individual, dão autonomia aos alunos e eles criam seu próprio passo a passo. Antes de abordar um conteúdo novo, eu sempre passo um vídeo no display e isso é um diferencial porque eles ficam empolgados e absorvem ainda mais”, afirma a professora Rivânia.

A aluna Anne Gabrielle da Cruz, do 3° ano, descreve a aula no laboratório como empolgante e divertida. “Estamos fazendo sabonete e eu não sabia que era tão fácil. Sempre estamos fazendo alguma coisa aqui e é bem melhor porque podemos tocar e ver as coisas de verdade. Hoje aprendemos sobre peso, sobrepeso e quantidade enquanto prestava atenção na professora colocando os ingredientes, foi muito interessante. Eu amo estar aqui dentro”, diz.

Sophia Matos, também do 3° ano, se alegra em falar dos materiais científicos disponíveis no laboratório. Para ela, aprender com os exemplos diários facilita a aprendizagem.

“A gente aprende mais com a tia ensinando e mostrando tudo aquilo que lemos no livro. Eu fico concentrada e cheia de curiosidade para entender o passo a passo, poder chegar em casa e contar a minha mãe. O laboratório é muito divertido e eu aprendo mesmo quando acho muito difícil. E tudo fica ainda mais legal quando podemos tocar no display e pesquisar o assunto na internet”, declara a aluna.


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