Unit recebe aula do chef Marcelo Sampaio para alunos de Gastronomia
Profissional com mais de 30 anos de experiência em viagens e gastronomia falou sobre a carreira e dividiu dicas importantes com os alunos, além de apresentar prato inspirado em ingredientes regionais
O chef, apresentador e influenciador Marcelo Sampaio, em palestra para os alunos do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes - Foto: Asscom Unit
É possível criar novos pratos e receitas olhando para todos os aspectos de um determinado ambiente ou região? A resposta é sim e foi apresentada em um evento realizado na noite da última segunda-feira, 16, com alunos do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit). Eles tiveram uma aula especial com o apresentador, influenciador e chef Marcelo Sampaio, que edita e mantém o site Garimpando Life, especializado em viagens, gastronomia e estilo de vida. Com seus mais de 30 anos de experiência no ramo, ele conversou com estudantes, profissionais e professores sobre a sua vida e carreira profissional, deixando dicas e orientações importantes.
Marcelo é de São Paulo (SP) e já trabalhou como chef, banqueteiro e consultor no Brasil e em mais de 15 países, além de realizar visitas e eventos em outros 95 países e em praticamente todos os estados brasileiros. Durante o mês de junho deste ano, ele esteve em Sergipe por mais de duas semanas em junho e gravou programas especiais sobre a cultura, a gastronomia e os pontos turísticos do nosso estado. A visita se desdobrou em conteúdos publicados no site e no programa “Garimpando com Marcelo Sampaio”, apresentado por ele mesmo no canal de TV a cabo Travel Box Brazil.
“Eu sou apaixonado primeiro por Sergipe, pela cultura de Sergipe, por Aracaju. E também sou pela Unit, pela história dessa universidade, por tudo que eles investem na cultura do Estado, no desenvolvimento da pessoa como profissional. O curso de Gastronomia atua exatamente como eu acredito, que é na prática, com emoção, com verdades. Quando eu fui preparar o prato, entrei na cozinha, abracei e beijei todo mundo que estava lá dançando, dando risada… A vida tem que ser leve e a Unit traz essa leveza para o aprendizado”, elogia Marcelo, que elegeu três ingredientes regionais como sabores característicos de Sergipe: o aratu, o caju e a mangaba.
Com base nestas inspirações, Sampaio serviu aos espectadores um prato criado especialmente para a ocasião e preparado em conjunto com os próprios alunos, na cozinha do Centro Gastronômico: um picadinho do chef feito à base de carne, banana-da-terra, farofa de castanha de caju e melaço de cana. Um prato que é mais comum em São Paulo, mas em uma versão definida por ele próprio como “mais plural, brasileira e nordestina”.
O chef destacou que sua aula, chamada de “Olhar 360 Graus”, pretendeu fazer com que as pessoas observem mais o ambiente ao seu redor e se inspirem nele para criar as suas próprias experiências gastronômicas. “A minha ideia é trazer para as pessoas algo inspiracional, onde elas descobrirão através do olhar, da observação desse mundo tão amplo, tão intenso e recheado de sabores e aromas, que é possível criar de forma autoral novos pratos, novas tendências, se inspirando pelo que ela vê aí fora. Não ficar só na técnica, fundamental para saber produzir, mas que você não seja uma cópia de algo que está dando certo em algum lugar. Que você crie o seu próprio DNA e traga a sua própria gastronomia. De que forma? Observando o todo: pessoas, lugares, costumes, moda, arquitetura… tudo impacta na gastronomia. E através disso, tornar-se profissionais referenciados no mercado”, diz Marcelo.
O coordenador operacional dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Unit, professor Hugo Xavier, destacou que o contato do chef com os alunos trouxe muito mais do que uma ampla bagagem de conhecimento e de vivência de outras culturas, mas deu a eles uma motivação a mais para saírem melhor preparados para um mercado de trabalho mais abrangente. “Além da troca de experiência, dessa vivência com eles, de várias técnicas diferentes e mais aprimoradas que ele ensina para esses alunos, o próprio networking, fazer contato com outras pessoas fora do regional e do dia a dia… O conhecimento também que ele traz é muito importante para os nossos alunos”, ressalta Hugo.
A experiência de preparar um prato com um profissional de grande experiência foi bem aproveitada por alunas do curso de Gastronomia, como Marielly Tavares, do quarto período. “O uso da culinária paulista aqui em Sergipe, com alguns ingredientes que só temos aqui, me chamou mais a atenção. A experiência foi muito boa, porque como ele já viajou por diversos países, ele tem muito conhecimento para agregar ao nosso”, avaliou Marielly.