Aracaju (SE), 11 de dezembro de 2024
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Em: 06/12/2024 às 10:11
Pub.: 06 de dezembro de 2024

Universitários sergipanos farão intercâmbio em faculdades de sete países

A ação de mobilidade acadêmica permite que os alunos façam disciplinas de seus cursos em instituições do exterior, durante um semestre acadêmico

Universitários sergipanos farão intercâmbio em faculdades de sete países - Foto: Asscom Unit

Mais 37 estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) serão enviados para fazer um semestre de mobilidade acadêmica em faculdades e universidades de sete países. A atividade de intercâmbio, na qual o estudante pode cursar disciplinas equivalentes e complementares ao currículo do curso de origem, durante um semestre acadêmico, será realizada ao longo do primeiro semestre de 2025 em instituições de Portugal, Espanha, Letônia, Coreia do Sul, Colômbia, Peru e México.

Os alunos serão enviados através do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), através do qual a Unit mantém convênios e parcerias de intercâmbio com instituições estrangeiras, fortalecendo as práticas de internacionalização. “Essa turma está bem maior do que a última turma que a gente enviou. O número de alunos praticamente dobrou nesse semestre e superamos a meta que tínhamos de mandar até 25 alunos para fazer a mobilidade no primeiro semestre de 2025. E a expectativa é muito boa. Temos um alcance maior com a Letônia e muitos alunos indo para Portugal e Espanha”, avalia a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro.

Os alunos, que foram aprovados em processo seletivo interno, tiveram nesta semana um último encontro preparatório, no qual repassaram todas as orientações que devem ser seguidas ao longo de todo o processo de intercâmbio, sobretudo no que diz respeito a procedimentos de documentação junto às universidades parceiras e aos serviços de imigração dos países de destino. “A maior parte dos alunos já deu entrada no processo de visto e já recebeu a carta de aceite. Nossa intenção é mostrar para eles, do ponto de vista institucional, o que é que eles precisam fazer para chegar na data de viagem com tudo certo”, acrescentou Selen. 

“Esse é um momento muito importante e eu diria especial. Momentos como esse enriquecem muito e servem para mostrar que o ProMAI é um programa que tem uma atenção especial com os nossos alunos que vão para o exterior, e com o qual a universidade também tem um ganho muito grande. Sem dúvida, é um programa que tem se mostrado só em crescimento no pós-pandemia. À medida que o tempo vai passando, a cada ano, a cada semestre, nós temos uma adesão maior”, considera o diretor de relações institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão. 

Hoje, a Unit tem parcerias firmadas com 58 instituições de ensino em 18 países, que podem receber estudantes da Unit para atividades de intercâmbio - sejam elas de mobilidade acadêmica ou por programas específicos, a exemplo do Laboratório Social, em parceria com a Universidad de Valladolid (Espanha); e o Clerkship for Medical Students, (para alunos de Medicina), com o Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston (Estados Unidos).

Tranquilos e ansiosos

Entre os aprovados para o intercâmbio, os sentimentos são de tranquilidade pelas providências encaminhadas e de ansiedade pelo momento da viagem, que a cada dia fica mais próximo. “Pra mim, é um misto assim de felicidade com um pouco de incerteza, de como vou me adaptar lá, tanto em relação a língua, como na parte de engenharia”, diz Tiago Costa Pereira dos Santos, que é soldado da Aeronáutica e aluno do quinto período de Engenharia Mecânica da Unit. Ele fará a mobilidade na Universidade Señor de Sipan (USS), em Chiclayo, norte do Peru. 

Outros alunos participaram da reunião juntamente com os pais, que também puderam acompanhar as orientações e fazer perguntas à equipe da GRI, esclarecendo possíveis dúvidas. “A gente consegue esse contato direto com a Unit, consegue fazer essa ponte e ter um feedback rápido. Não tenho que reclamar, só agradecer”, diz a psicóloga Marília Prado Machado, mãe da estudante Gabriela Prado Machado, que está no quarto período de Arquitetura e Urbanismo e vai passar o semestre na Universidade do Porto (U.Porto), em Portugal. Apesar da tranquilidade, Marília já estava com o coração apertado pela saudade que sentirá da filha. “É tanto que eu vou levar ela e ficar uma semana lá. Tipo assim, vou encaminhar pra depois eu ficar mais tranquila”, admite. 


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação