Flutuante 1100 por 284 - 970X250
Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2025
POR: Junior Matos
Fonte: Alese
Em: 14/01/2025 às 11:34
Atualizada: 14/01/2025 às 12h02
Pub.: 14 de janeiro de 2025

Lei destaca a importância da disciplina Educação Financeira no currículo escolar

Lei destaca a importância da disciplina Educação Financeira no currículo escolar - Foto: Governo Federal

Em dezembro de 2024, foi aprovada pelos deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e sancionada pelo Governo do Estado, este ano, a Lei nº. 9.590/2025 que dispõe sobre a inclusão do tema Educação Financeira como conteúdo transversal no currículo das Escolas das Redes Pública e Particular de Ensino do Estado de Sergipe. A ação visa a adoção da disciplina escolar como conteúdo transversal em seus currículos, nas etapas da educação dos ensinos fundamental e médio.

No Art. 2º da Lei aprovada, diz que o tema Educação Financeira deve contemplar e desenvolver os princípios de planejamento, gerenciamento, avaliação e controle da economia pessoal e familiar, oportunizando a obtenção de informação, formação e orientação para o desenvolvimento de competências financeiras do cidadão.

A legislação tem ainda tem como  meta o  desenvolvimento de  habilidades individuais para a tomada de decisões apropriadas na gestão das finanças pessoais e familiares, e ainda, oportunizar o aprendizado de técnicas que ajudem o aluno a fazer uso inteligente e racional do dinheiro pessoal e familiar.

Para o economista da Alese Diego Araújo, a Educação Financeira é fundamental para o aprendizado nas Escolas.  “Uma vez que permite que os alunos e alunas possam compreender melhor e de forma antecipada os conceitos básicos sobre gastos, investimentos e economia, que ajudarão a tomarem decisões mais racionais. Uma vez ensinada através de métodos interativos, a Economia Financeira proporcionará aos jovens uma compreensão lógica do mundo financeiro real, promovendo inclusão e responsabilidade.”, explicou.

A nova legislação visa também o desenvolvimento da mentalidade e a atitude de economizar, investir e poupar, visando a conquista e a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro pessoal e familiar, e ainda,  preparar as novas gerações para fazer uso inteligente e responsável do dinheiro e dos recursos disponíveis, escassos ou abundantes, para que cada cidadão possa contribuir para o crescimento socialmente responsável da economia e dos índices de qualidade de vida.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação