Gostos e habilidades: como saber se você é de Humanas, Exatas ou Biológicas?
Interesses pessoais e aptidões podem ajudar a decidir o futuro acadêmico e guiar sua carreira
Identificar qual área do conhecimento mais tem a ver com os gostos e as ambições pessoais nem sempre é algo fácil. No entanto, escolher entre Humanas, Exatas e Biológicas é essencial para quem sonha em cursar uma graduação ou fazer um curso profissionalizante.
Essa decisão influencia não só a carreira profissional de cada um, mas também a satisfação ao longo da vida. Por isso, é necessário entender as particularidades de cada área e refletir sobre os próprios interesses e habilidades durante este processo.
Ciências Humanas
As Ciências Humanas envolvem estudos voltados para a sociedade, cultura, história e comunicação. É um campo bastante marcado pelo pensamento subjetivo e pela interpretação das relações humanas, sociais e políticas de maneira crítica e observadora.
As pessoas que se identificam com os estudos desta área normalmente gostam de ler, escrever e debater, e têm interesse em ajudar a sociedade. Diplomatas, advogados, psicólogos e jornalistas possuem essas características.
Os mais criativos e apaixonados por artes também são contemplados por esta área. Artistas visuais, cineastas e designers encontram espaço nas Ciências Humanas para explorar as habilidades e inovar.
Alguns cursos de Humanas: Direito, Psicologia, Pedagogia, Jornalismo, Arquitetura, Publicidade e Propaganda, Design, Relações Internacionais, Cinema, Filosofia e Artes Visuais.
Ciências Exatas
A área de Exatas lida com raciocínio lógico, análise de dados e resolução de problemas por meio de métodos científicos. As disciplinas são baseadas em cálculos e, como o nome sugere, precisam de exatidão.
Pessoas analíticas, organizadas, que gostam de matemática, física e desafios complexos se dão bem com este campo do conhecimento. Contadores, analistas de sistemas, economistas e cientistas de dados são formados em cursos de Exatas. Já aqueles que gostam de entender como as coisas e o próprio universo funcionam também podem encontrar satisfação nesta área, como os engenheiros, astrônomos e físicos.
Alguns cursos de Exatas: Engenharias (Civil, Elétrica, Química, entre outras), Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Matemática e Economia.
Ciências Biológicas
Voltada para o estudo da vida em suas várias formas, essa área explora desde processos biológicos até a interação entre seres vivos e o meio ambiente. Os cursos agradam aqueles que gostam de animais, do contato com a natureza e que buscam até mesmo entender como funciona o corpo humano.
Pessoas curiosas e interessadas em pesquisa, saúde e meio ambiente podem encontrar satisfação cursando Biológicas. Da área médica à botânica, há uma variedade de opções que contemplam os diferentes ecossistemas e organismos.
Alguns cursos de Biológicas: Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição, Veterinária, Educação Física, Fisioterapia e Biologia.
Dicas para acabar com a indecisão e escolher o curso ideal
Refletir sobre afinidades escolares: analisar quais disciplinas da escola eram as preferidas é um bom começo.
As aulas mais interessantes eram as de Matemática ou Português? Números e fórmulas agradam, ou debates, leituras e interação social são mais atraentes?
Observar as habilidades e facilidades: Identificar os próprios pontos fortes é essencial e requer autoconhecimento.
Por isso, é de grande ajuda questionar se a resolução de problemas complexos é algo feito com facilidade ou se as habilidades são maiores para compreender os processos da vida.
Saber a própria vocação: Fazer um teste vocacional gratuito ajuda a alinhar as aptidões com possíveis áreas de interesse. Essas avaliações fornecem uma visão mais clara sobre em qual campo de estudo a pessoa tem maior aptidão e qual curso pode trazer maior realização pessoal.
Pesquisar sobre os cursos: Entender as disciplinas, áreas de atuação e a rotina das profissões que se mostram atraentes evita frustração e arrependimento. Neste momento, é recomendado conversar com profissionais da área para ter percepções reais sobre o curso.
Participar de feiras de profissões: Esses eventos são uma excelente oportunidade para conhecer faculdades, conversar com outros alunos e tirar dúvidas sobre cursos e carreiras. As feiras também criam proximidade com a área e podem até revelar um pouco mais sobre o dia a dia de cada profissão.