Aracaju (SE), 16 de maio de 2025
POR: IFS
Fonte: IFS
Em: 14/02/2025 às 14:57
Pub.: 18 de fevereiro de 2025
Atualizada: 14/02/2025 às 14h58

Inscrições para 5ª turma do Curso de Português como Língua Adicional serão abertas no próximo dia 17

O curso, gratuito e ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), é voltado a candidatos estrangeiros imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos

Inscrições para 5ª turma do Curso de Português como Língua Adicional serão abertas no próximo dia 17 - Foto: IFS

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) receberá inscrições para a 5ª turma do Curso de Português como Língua Adicional (PLA) entre os dias 17 e 27 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico até às 23h59 (horário de Brasília) do último dia do prazo. O curso, gratuito e ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), é voltado a candidatos estrangeiros imigrantes ou refugiados de qualquer nacionalidade, com idade igual ou superior a 16 anos. A iniciativa tem como foco principal o atendimento de falantes de espanhol como língua materna, com o objetivo de auxiliar na adaptação ao contexto linguístico e cultural brasileiro.

As aulas terão início em 20 de março de 2025 e serão realizadas ao longo de 25 semanas, com encontros síncronos sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. Existe a possibilidade de anteposição ou reposição desses encontros às terças-feiras no mesmo horário. O curso tem carga horária total de 250 horas-aula, e seu término está previsto para o dia 21 de agosto de 2025.

A oferta do curso de PLA faz parte de uma iniciativa mais ampla dos Institutos Federais brasileiros para promover a inclusão e o acesso à educação de imigrantes e refugiados. Com cursos semelhantes sendo oferecidos em instituições como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a proposta é fortalecer a capacitação linguística e ampliar as oportunidades de integração social e profissional dos participantes.

Frederico Chaves Sampaio Júnior, assessor internacional do IFS, destaca que a iniciativa fortalece as políticas institucionais de internacionalização e acolhimento a imigrantes. “O curso de Português como Língua Adicional contribui diretamente para a inclusão de estrangeiros no Brasil, e possibilita que eles se integrem de forma mais efetiva à sociedade e ao mercado de trabalho", pontua Frederico.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação