Inscrições abertas para mestrado profissional em controle da administração pública
Interessados têm até 25 de maio para se inscrever no curso oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa, a Escola Superior do TCU

As inscrições para o Mestrado Profissional em Controle da Administração Pública, oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), estão abertas até 25 de maio. Podem participar da seleção servidores e empregados públicos efetivos da administração pública direta ou indireta, com diploma de nível superior.
No total são 20 vagas, das quais 13 direcionadas para ampla concorrência e as demais divididas de acordo com a Lei 14.723/2023 (quatro para candidatos autodeclarados negros, uma para indígenas, uma para quilombolas e uma para pessoa com deficiência).
O curso tem duração de 24 meses, com 480 horas. As disciplinas são ministradas presencialmente, em dois encontros semanais, preferencialmente às segundas e quartas-feiras e às quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h, no ISC, em Brasília (DF). O início das aulas está previsto para setembro deste ano.
O mestrado busca desenvolver competências técnicas para promover a melhoria da gestão pública, bem como maximizar os resultados institucionais e contribuir para a melhoria da administração pública por meio de ações de fiscalização e controle.
São duas linhas de atuação:
- Linha 1 – Fundamentos e Instrumentos do Controle Governamental: busca investigar e compreender os fundamentos do controle governamental e as questões teóricas e práticas decorrentes de sua atuação na administração pública, sob a perspectiva dos diversos atores envolvidos, tais como controladorias, tribunais de contas, Poder Legislativo e agências reguladoras.
- Linha 2 – Tecnologias para a Inovação do Controle Governamental: busca identificar, avaliar, propor e aplicar teorias, metodologias e ferramentas tecnológicas com a finalidade de potencializar e aprimorar a atividade de controle governamental, por meio da disseminação de conhecimentos e produção de inovações diretamente aplicáveis aos problemas e desafios enfrentados no âmbito da administração pública.