Cuidados cruciais com piso de porcelanato: como manter a beleza e a durabilidade do revestimento
Saiba quais são os cuidados essenciais com o piso de porcelanato, como fazer a limpeza corretamente e quais são os acabamentos mais indicados para cada cômodo do seu lar

O piso de porcelanato é um dos revestimentos mais procurados por quem está planejando reformar com sofisticação, versatilidade e durabilidade. Como esse tipo de material é adaptável a vários cômodos, é possível encontrar o porcelanato em várias cores e formatos.
No entanto, apesar de ser um material superversátil e durável, ainda é necessário ter alguns cuidados importantes para a limpeza do piso.
Cuidados com o piso de porcelanato
Para a limpeza do dia a dia, é muito importante varrer ou aspirar regularmente para evitar o acúmulo de poeira, além de lavar com pano úmido com detergente neutro – o ideal é evitar produtos abrasivos, que podem acabar prejudicando a durabilidade do piso com o tempo, e não usar palhas de aço ou escovas duras.
A limpeza com água e detergente neutro já é o suficiente para manter o porcelanato em bom estado por um tempo. Porém, para uma limpeza mais profunda, é importante evitar produtos muito concentrados e não deixar o piso “de molho” com grande quantidade de água por muito tempo.
Se manchar com graxa, óleo, café ou refrigerante, limpe sempre com um pano umedecido com álcool e/ou água morna – de preferência, assim que ocorrer o acidente, para evitar que a mancha seque no revestimento.
Para evitar riscos ou trincas, utilize sempre protetores de feltro nos pés dos móveis e evite o impacto de objetos pesados diretamente sobre o piso – deixe sempre um tapete por baixo.
Cômodos para instalar piso de porcelanato
Como dito anteriormente, os pisos de porcelanato são muito versáteis e adaptáveis a todos os cômodos e ambientes. O que varia são os acabamentos disponíveis no mercado, como porcelanatos polidos, esmaltados ou acetinados, que têm um tom mais fosco.
Para áreas sociais, como salas e corredores, aposte no porcelanato polido ou acetinado; para cozinhas, lavanderias e banheiros, que são áreas molhadas, o ideal é escolher um porcelanato com acabamento fosco e antiderrapante, para evitar acidentes. Esse tipo de porcelanato também é mais resistente à umidade.
Nos quartos, indica-se, geralmente, o porcelanato acetinado, porque traz uma sensação de aconchego maior, evitando os reflexos de luz no acabamento, como é o caso do porcelanato polido.