Aracaju (SE), 26 de janeiro de 2026
POR: Shirley Vidal
Fonte: Shirley Vidal
Em: 20/01/2026 às 19:08
Pub.: 20 de janeiro de 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Fazer comunicação em um mundo em mutação - Imagem ilustrativa: arte_Shirley Vidal

Shirley Vidal*

Uma reflexão profunda sobre o fazer comunicação vem me inquietando a mente, depois, o coração, e por fim, a escrita. O ideal de tribo permanece, desde que haja escuta ativa, recíproca e propósito no que se comunica.

As perguntas chave que formam a base do eco comunicacional, também. Pra quê? Em nome de quem? Para satisfazer a quem? Para provar o quê? A quem? 

Temos carros elétricos circulando em vias poluídas e esburacadas. Há inteligência artificial convivendo com inteligência primária. E assistimos colonizadores agindo belicosamente na macro e microeconomia.

A liberdade tanto pleiteada e pautada nas rodas jornalísticas nunca esteve tão ameaçada, quem diria, até por fakes  automaticamente reproduzidas. A reportagem está nas mãos de todos os portadores de smartphone. Mas e a verdade, a quem cabe democratizar?

Eis uma constatação: emocionalmente, o ser humano não evoluiu tão rápido quanto a tecnologia. Fazemos máquinas, bitcoisas, publicam-se notícias, falácias, sem refletir o impacto no todo.

Em tempos pandêmicos, resgato aos antigos escritores e à nossa ancestralidade. Tenho lido as crônicas do pacifista, Tolstói. Nos clássicos Guerra e Paz e Ressurreição o "Leão" que influenciava figuras como Gandhi, vislumbra a respeito de felicidade nas relações profissionais:

"Trabalhar com a possibilidade de ser útil às pessoas a quem é fácil fazer o bem e não estão acostumadas a recebê-lo. Repouso, natureza, livros, música e amor ao próximo."

Quase utópico, mas essencialmente verdadeiro e tocante. No caos, até o bem precisa ser escolhido a quem o fazer, para a própria autopreservação psíquica.

Eis a era das cavernas num blend com os vislumbres dos futuristas jetsons. Manda quem pode e obedece quem tem juízo? Será? O verdadeiro poder sempre foi interno, o de escolha. No filme 'De volta para o futuro' Marty Mcfly pode deixar de existir se não retornar pelo túnel do tempo e honrar a história dos pais quando se apaixonaram. Voltar à nossa casa, ao nosso embrião, é entender quem somos.

*Shirley Vidal é escritora, jornalista, designer gráfico e atua como assessora de comunicação e imprensa na agência @vipconecta. Pós-graduada em Comunicação Organizacional (Unit/SE), MBA em Marketing Digital (ESPM/SP) e MBA em Psicologia Positiva (PUC/RS). Lançou em out/2021 o livro de crônicas 'Reflexões da Pandemia'. IG e LinkedIn: @shirley_vidal

 


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação