Sem sono? 40% dos brasileiros dormem mal, aponta a OMS :: Por Shirley Vidal
Shirley Vidal*
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o distúrbio do sono afeta 45% da população mundial e 40% dos brasileiros.
Moara Rocha, Fisioterapeuta do Sono - Foto: Acervo Pessoal
Especialistas apontam que a privação do sono desencadeia o surgimento de outras doenças tais como diabetes, hipertensão, distúrbios crônicos de memória e variações acentuadas de humor.
Moara Rocha, Fisioterapeuta pós-graduada em Sono pelo Hospital Israelita Albert Einstein, explica que se o indivíduo tem dificuldade para adormecer ou acorda durante a noite é um sinal de alerta. “Se a pessoa não consegue dormir e, ao acordar, se sente cansado, além de apresentar roncos e/ou engasgos durante o sono, provavelmente apresenta um distúrbio do sono e precisará realizar um diagnóstico”, explica a especialista.
O aumento considerável do consumo de remédios hipnóticos, usados para induzir e/ou manter o sono, sem o devido cuidado médico, é arriscado.
A Fisioterapeuta Moara recomenda uma consulta com o médico do Sono para realizar o diagnóstico preciso do problema. “Muitas comorbidades como ansiedade e depressão estão associadas aos distúrbios do sono e o especialista poderá diagnosticar e recomendar o tratamento mais adequado”, orienta.
Para muita gente que passa a noite em claro, a ansiedade e o estresse podem refletir em altos níveis de irritabilidade, cansaço, bem como uma dificuldade de concentração. Com o bem-estar comprometido, a própria produtividade econômica torna-se volátil.
O interesse por dormir bem é crescente, conta Moara. “Sempre converso com os pacientes sobre a necessidade de melhorar os hábitos durante o dia, pois uma boa noite de sono é, também, consequência de um dia bem planejado. Isso contempla desde a atividade física regular como uma alimentação balanceada”, comenta.
5 dicas da especialista para manter a qualidade do sono:
1- Estabeleça um horário para encerrar as atividades laborais;
2- Crie um ritual para o sono com atividades relaxantes, como um banho morno;
3- Retire os eletrônicos 1h antes de dormir;
4- Prepare o ambiente: mantenha o quarto limpo, organizado, com temperatura agradável, no escuro e sem ruído;
*Shirley Vidal é escritora, jornalista, designer gráfico e atua como assessora de comunicação e imprensa na agência @vipconecta. Pós-graduada em Comunicação Organizacional (Unit/SE), MBA em Marketing Digital (ESPM/SP) e MBA em Psicologia Positiva (PUC/RS). Lançou em out/2021 o livro de crônicas 'Reflexões da Pandemia'. IG e LinkedIn: @shirley_vidal