Flutuante 1100 por 284 - 970X250
Aracaju (SE), 10 de janeiro de 2025
POR: Shirley Vidal
Fonte: Shirley Vidal
Em: 09/01/2025 às 16:14
Pub.: 09 de janeiro de 2025

A quem interessa a desinformação? :: Por Shirley Vidal

Shirley Vidal*

Shirley Vidal - Foto: Arquivo pessoal

O ano era 2016 quando meus coleguinhas comunicólogos e eu discutíamos na ESPM da saudosa Joaquim Távora sobre o futuro das redes sociais. Ingressei naquela época - tem quase 10 anos essa brincadeira! - no primeiro curso de MBA de Gestão da Comunicação em Mídias Digitais.

E se o Facebook e Instagram fechassem as "portas"? Era uma das questões que levantávamos por infinitas configurações, mas sendo a principal delas, por ambiente regulatório. Em 2022 ambas bandeiras da Meta, vulgo empresa de Mark Zuckerberg, somadas ao WhatsApp, quase tiveram um 'block' da União Europeia. O fato? A Meta usava um sistema chamado 'escudo de privacidade' e captava dados dos usuários remetendo-os à sua sede nos EUA.

Um dia após Trump assumir o poder na presidência dos EUA, a Meta anuncia mudanças na política de moderação de conteúdos. Em solo americano o insulto tá liberado! Comportamentos de usuários que denotem xenofobia, de caráter homofóbico e transfóbico, até mesmo os misóginos serão tolerados e não terão exclusão da empresa a partir de agora. 

Em terras tupiniquins a chapa esquentou no STF. Mark informou nesta última terça-feira (7) que "trabalhará com Trump contra países que criam regras para ambiente digital." É mole? Conhecemos essa novela. Dos mesmos criadores do dono da 'rádia' e jagunços made in Brazil.

Para nós, que trabalhamos com comunicação, que nos comprometemos com a verdade, a ética e os valores humanos, são tempos obscuros os que se veem pelo horizonte.

Já não era fácil lidar com algoritmos em prol da desinformação, da fake news, que se espalha como foguete sem ré. Uma vez que você curte ou engaja em um assunto, só aparece isso para você. A falta do contraponto, das demais opiniões, que enriquecem um repertório e senso de julgamento, levam a uma triste polarização. 

As agências de checagem de fatos se pronunciaram preocupadas. A Rede Nacional de Combate à Desinformação avalia a medida como um retrocesso. E mais, prevê uma violência digital sendo transferida para o mundo físico.

Se você tem seu negócio digital e fatura apenas em canais by Meta, é bom planejar o quanto antes em diversificação de mídias como alternativa.

*Shirley Vidal é escritora, jornalista, designer gráfico e atua como assessora de comunicação e imprensa na agência @vipconecta. Pós-graduada em Comunicação Organizacional (Unit/SE), MBA em Marketing Digital (ESPM/SP) e MBA em Psicologia Positiva (PUC/RS). Lançou em out/2021 o livro de crônicas 'Reflexões da Pandemia'. IG e LinkedIn: @shirley_vidal 


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação