Enamed inicia em 2025: saiba mais sobre a prova que avalia a formação médica
A participação será feita inicialmente de forma voluntária, mas existe a expectativa de que o exame se torne obrigatório para certificação de conclusão do curso

A partir de 2025, a formação médica passará a contar com o Enamed, exame aplicado aos concluintes de medicina inscritos no Enade 2025. A prova também estará disponível, de forma voluntária, para interessados em utilizar os resultados em processos seletivos de especialidades médicas no Exame Nacional de Residência (Enare).
Entre os objetivos do exame, está a análise de competências, como raciocínio clínico, atendimento humanizado, gestão em saúde e tomada de decisões em situações de urgência e emergência. A ideia é garantir que os novos profissionais estejam preparados para lidar com os desafios da prática médica e para atender a população de forma ética e segura.
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) está marcado para 19 de outubro de 2025, com inscrições a partir de 7 de julho. A prova contará com 100 questões objetivas, de múltipla escolha, distribuídas de forma equilibrada entre as diferentes áreas da medicina abordadas no exame.
Além disso, o Enamed incluirá o Questionário para o Estudante Concluinte do curso de medicina inscrito no Enade, o Questionário Contextual para os demais participantes e o Questionário de Percepção de Prova, buscando compreender a percepção dos alunos sobre a avaliação e o contexto em que estão inseridos.
Inicialmente, a participação ocorrerá de forma voluntária, mas há a previsão de que o exame venha a ser exigido para a certificação de conclusão do curso no futuro. Poderão realizar a prova os estudantes de medicina inscritos no Enade que desejarem usar a nota no Enare e médicos formados que pretendam disputar vagas em residências de acesso direto, seguindo os prazos definidos em edital.
Os resultados obtidos pelo exame poderão ser usados para aprimorar políticas públicas e direcionar melhorias nos cursos de medicina em todo o país. A avaliação também permitirá identificar pontos de atenção nos currículos e reforçar a necessidade de práticas pedagógicas que preparem os estudantes para a realidade do mercado de trabalho.
A chegada do Enamed representa uma mudança importante para quem está na reta final do curso de medicina. O exame se tornará parte da jornada de graduação e exigirá dos estudantes uma preparação direcionada para os conteúdos que serão cobrados. A exigência poderá trazer ajustes na rotina acadêmica, levando os alunos a organizarem melhor os estudos para o exame.
Com isso, a faculdade de medicina se fortalece como um ambiente de aprendizado responsável, por preparar profissionais aptos a atender às demandas de saúde do país, alinhados às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos princípios da prática médica humanizada.
A criação do Enamed veio em um momento em que o número de cursos de medicina e de vagas no país cresce. Com a implementação da prova, o país dá um passo importante para formar médicos mais preparados para os desafios do cuidado integral e do atendimento ético e técnico, beneficiando a sociedade e a qualidade do serviço prestado à população.