FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 07 de fevereiro de 2026
POR: Gabriel Damásio
Fonte: Ascom Unit
Em: 18/11/2025 às 09:04
Pub.: 18 de novembro de 2025

Pintar para relaxar: por que os livros de colorir conquistam adultos e crianças

Séries lúdicas e até versões satíricas impulsionam tendência que ajuda no equilíbrio emocional e no desenvolvimento de habilidades psicológicas básicas, reduzindo inclusive o impacto das telas

Os mais populares dentre os livros de colorir são os da série Bobbie Goods, com mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos no Brasil - Foto: Reprodução/via Agência Brasil

Uma febre mundial, que chamou a atenção do público pelas redes sociais e mobilizou muitos adultos e crianças para dedicar algumas horas do seu dia para testar as suas habilidades na pintura, aliviar o estresse, ocupar o tempo e desenvolver outras habilidades, como concentração e criatividade. Trata-se dos livros de colorir, com figuras em preto e branco que podem ser pintadas livremente em quaisquer cores, seja com lápis de cor, tinta guache, giz de cera ou caneta hidrográfica. 

A série que inspirou a febre foi Bobbie Goods, criada em 2021 pela designer e ilustradora norte-americana Abbie Goveia, como uma estratégia de passatempo para pessoas que ficavam em casa durante a vigência das medidas de isolamento social contra a Covid-19. Ela foi trazida ao Brasil em 2025 pela editora Harper & Collins, que já contabilizou mais de 2,5 milhões de exemplares vendidos, segundo dados publicados pelo site Exame. Com quatro edições tradicionais e oito personagens, os livros trazem elementos lúdicos, sobretudo ursinhos e outros bichos em paisagens e momentos bucólicos do cotidiano.

Inicialmente voltados inicialmente para o público infantil, ela rapidamente conquistou os adultos que enxergaram naquelas figuras uma terapia, que além de remeter à infância, proporciona diversas sensações de paz, tranquilidade, relaxamento e em alguns casos, foco exclusivo em uma determinada tarefa, que o ajuda a “desligar-se” do mundo à sua volta, além de estimular a pessoa através da liberdade de combinação de cores. Em alguns casos, as pinturas acabam contribuindo com apoio emocional para pessoas que se recuperam de alguma cirurgia ou doença. E igualmente proporcionam aprendizado, assim como acontece com as crianças. 

“A gente tem um aprendizado, que é o exercício da atenção plena e da criatividade, o que com o passar do tempo, muitas vezes, as crianças acabam não conseguindo mais trazer tanto, pelo excesso de telas. Já os adultos usam como uma ferramenta de hobby, para poder extravasar e poder tirar um pouco o foco do dia do trabalho. Para as crianças, a gente os usa muito para trabalhar com a atenção, a criatividade, a imaginação e vários outros processos psicológicos básicos”, explica a psicóloga Catiele dos Reis Santos, professora do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) e especializada em Psicologia da Infância.

Isso acontece porque, ao pintar, a pessoa fica concentrada em terminar a pintura com o máximo de capricho e de atenção, mesmo sem a pressão de ter um tempo, objetivo ou resultado definido. É o chamado ‘efeito de flow’. “Trata-se de uma concentração a longo tempo fazendo uma coisa que você não precisa pensar tanto. E isso daí traz esse relaxamento porque a pessoa está em concentração e atenção plena durante esse tempo”, diz Catiele. 

A popularidade dos livros de colorir se propagou através de vídeos nas redes sociais, nos quais muitos adultos mostravam os momentos de pintura e os resultados deles, com muitos trabalhos bem caprichados (e outros nem tanto). Ela deu origem a outras séries para crianças e também mais voltadas aos adultos, trazendo flores, paisagens mais elaboradas e até mesmo sátiras como a “Pobre Goods”, criada pela empreendedora fluminense Evelini Araújo. Ela também desenhou situações do cotidiano, mas substituiu o idílico pela crítica, e os ursinhos fofos por trabalhadores exaustos perdendo o ônibus, enfrentando filas ou fazendo as contas do mês com pouco dinheiro. 

Apesar dos temas e dos públicos diferentes, os livros de colorir são, à luz da Psicologia, um elemento benéfico e positivo para adultos e crianças, que sentem o mesmo efeito flow. “Tanto um quanto o outro fazem o mesmo efeito, porque na verdade é um exercício projetivo, de você colocar para fora cores e situações que você tem no seu dia a dia. A gente para pra prestar atenção em uma única coisa, sai um pouco das telas, exercita a criatividade, etc. Não gera uma infantilização, como estão pensando”, considera a professora.


Notícias Indicadas

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Ferreira Costa abre mais de 10 vagas de emprego em Aracaju

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Iguá Sergipe prevê abertura de mais de 400 vagas de emprego em 2026 e lança canal oficial de empregos no estado

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação