Série "Ton Toy: Um Mestre dos Sons de Sergipe” tem sessão especial em Aracaju no dia 25 de novembro
O som da ancestralidade, da resistência e da arte popular sergipana ganha novas batidas na tela com a exibição da série documental Ton Toy: Um Mestre dos Sons de Sergipe, que terá uma sessão especial no próximo dia 25 de novembro, às 19h, no auditório do Centro de Criatividade, em Aracaju. A exibição é gratuita e aberta ao público, e contará com a presença do homenageado Ton Toy e do diretor da série, Bluesvi Santos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.
Com seis episódios, a produção revela a trajetória e o impacto cultural de Gladston Batista dos Santos, conhecido como Ton Toy, percussionista, educador popular e uma das maiores referências da cultura afrosergipana. Nascido no Bairro Getúlio Vargas, Ton Toy cresceu cercado pelos sons dos tambores e das tradições da Maloca, um dos primeiros quilombos urbanos do Brasil. Da vivência comunitária à consagração como Mestre em Saberes e Fazeres pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele construiu uma carreira que une arte, educação e transformação social.
A série conduz o público por uma jornada cronológica e afetiva, entrelaçando a história pessoal de Ton Toy à memória coletiva do Estado. O enredo percorre suas experiências no Criliber, primeiro grupo afro de Sergipe, e no Break Bronka, coletivo pioneiro do hip hop local, além de sua atuação em grupos musicais emblemáticos como Bolo de Feira, América e Sulanca, e sua virada como mestre e educador à frente do projeto Lateiros Curupira, que levou jovens da periferia sergipana a palcos internacionais, incluindo um festival de jazz em Nova Orleans, nos Estados Unidos.
“Ver a minha arte e meus trabalhos se transformarem em um documentário fortalece o sentimento de importância que eu tenho nesse processo histórico e cultural de Sergipe e, principalmente, de Aracaju, onde nasci. A série mostra o quanto é fundamental trabalharmos com arte, com formações, com coletivos. Ela me permite revisitar um pedaço da minha estrada, entender cada etapa e sentir que tudo se conecta. Fico muito feliz em poder deixar isso registrado, como parte de um legado coletivo que a arte constrói todos os dias”, destacou Ton Toy.
Dirigida por Bluesvi Santos, cineasta e publicitário sergipano, a série é uma celebração da resistência e da memória. Com depoimentos de mestres e mestras da cultura, registros inéditos e performances potentes, Ton Toy: Um Mestre dos Sons de Sergipe reafirma a importância da cultura afro-brasileira como fonte de identidade e pertencimento. Após a sessão aberta ao público em Aracaju, a produção segue para exibições em algumas instituições de ensino sergipanas como contrapartida do projeto, além de exibições no Chile, em dezembro deste ano.
“Poder levar a série ao Chile é gratificante, mas poder exibí-la em Aracaju, o lugar onde eu nasci e amo, é um sentimento indescritível porque da realidade que eu venho, é muito difícil chegar onde cheguei e ter condições de fazer algo tão grandioso como a série “Ton Toy: um mestre dos Sons de Sergipe”. Eu espero que o público possa gostar das propostas que estamos trazendo nessa série documental e que seja um trabalho que tenha continuidade em outras tantas esferas e em outras disciplinas artísticas”, celebrou o diretor Bluesvi Santos.
A Série Documental “Ton Toy: Um mestre dos sons de Sergipe” foi realizada com recursos aprovados no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DA FUNCAP-SE Nº 06/2023 - TARCÍSIO DUARTE - Apoio à produção audiovisual 1.6 MÓD 1. Mais informações no Instagram: @tontoyserie.