FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: TCU
Fonte: TCU
Em: 29/10/2024
Pub.: 30 de outubro de 2024

Política pública para primeira infância precisa de melhorias

Levantamento do TCU verificou infraestrutura precária em escolas de educação infantil e oferta insuficiente de vagas

Logo TCU

RESUMO

- TCU fez levantamento sobre políticas públicas voltadas à primeira infância para identificar possíveis fragilidades e riscos, e propor futuras ações de controle.
- Entre as constatações estão: infraestrutura precária em escolas de educação infantil; oferta insuficiente de vagas; deficiência na formação de professores; e carência de diretrizes claras sobre os objetivos as serem perseguidos.
- Também falta coordenação entre o Ministério da Educação e órgãos do governo central.
 
O Tribunal de Contas da União (TCU) fez levantamento sobre políticas públicas voltadas para a primeira infância, com fundamento no Marco Legal da Primeira Infância. Objetivo é identificar possíveis fragilidades e riscos, e propor futuras ações de controle.

Inserido no conjunto de ações do Programa Bolsa Família, o Benefício Primeira Infância (BPI) consiste na transferência de R$ 150,00 para cada criança com menos de sete anos de idade. Em 2023, foram concedidos 26,8 milhões de benefícios do BPI, totalizando um valor de R$ 4,022 bilhões.

Os principais riscos identificados pelo Tribunal foram: infraestrutura precária de escolas de educação infantil, com oferta insuficiente de vagas; e deficiência na formação de professores de educação infantil. Quando considerados trabalhos anteriores do TCU, os problemas relativos à expansão de ofertas de novas vagas no ensino infantil persistiram.

Apesar disso, o relatório apontou redução significativa do percentual de crianças não-localizadas, de 25% para 18%, no período de janeiro a novembro de 2023.

Outro aspecto relevante apresentado pela equipe, relacionado à governança da política pública referente à educação da Primeira Infância, é a existência de falta de coordenação entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o Ministério da Educação, assim como entre esses órgãos e outras instâncias do governo federal. Como reflexo, inexistem diretrizes claras sobre os objetivos a serem perseguidos e processo integral de monitoramento e avaliação.

Em consequência dos trabalhos, o Tribunal autorizou a inclusão de propostas de fiscalização referentes ao tema em seus planejamentos de auditoria.

O relator do processo é o ministro Walton Alencar Rodrigues. A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Unidade de Auditoria Especializada em Previdência, Assistência e Trabalho (AudBenefícios), que integra a Secretaria de Controle Externo de Contas Públicas (SecexContas).


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação