Calendário de vermifugação: por que é perigoso atrasar a dose do seu pet?
Ignorar o calendário de vermífugos pode favorecer infestações e reinfecções
A vermifugação de um pet é um dos passos mais importantes na manutenção da saúde de cães e gatos. Embora muitos tutores acreditem que uma dose eventual de vermífugo seja o suficiente para manter o pet seguro, seguir um calendário de vermifugação é essencial para que todas as doses sejam dadas no momento certo e a cobertura seja eficiente ao longo do ano.
Atrasar ou mesmo pular doses, a primeiro momento, pode parecer inofensivo, mas pode trazer riscos à saúde e prevenção de doenças dos pets.
O que é vermifugação e por que é tão importante?
A vermifugação é o ato de aplicar um medicamento vermífugo (por ingestão, como comprimidos e pastas, ou em forma de aplicação na pele) para eliminar vermes e parasitas do sistema digestório dos pets.
Parasitas como ancilóstomos, giárdia, vermes chatos, Toxocara e até mesmo vermes que podem afetar o coração do animal são tratados com vermífugos de múltipla ação. Vermes podem causar vômitos, diarreias, perda de peso, cansaço excessivo, anemia e levar o pet à morte.
Além de serem extremamente prejudiciais à saúde do pet, as verminoses são bastante contagiosas entre outros animais e também para os seres humanos.
Manter um controle de vermifugação em dia contribui para que, mesmo em contato com potenciais fontes de infecção, o pet esteja protegido.
Como é feito o calendário de vermifugação
O cronograma de vermifugação vai depender bastante da idade do pet e do estilo de vida e ambiente no qual ele habita. Pets que passam mais tempo ao ar livre e tem contato com outros animais precisam de mais aplicações que aqueles que passam mais tempo dentro de casa com pouco contato exterior.
Pets Filhotes
Os filhotes são vulneráveis às verminoses, pois podem já nascer com parasitas transmitidos pela mãe, contrair infecções nos primeiros dias de vida, além de possuírem um sistema imunológico mais fraco nos primeiros dias de vida. A orientação de veterinários é iniciar a vermifugação entre 2 a 4 semanas de idade, com doses repetidas mensalmente.
Pets Adultos
Para pets adultos o ideal é manter a vermifugação a cada 3 ou 6 meses. Para pets que possuem estilo de vida mais livre e com contato com outros animais deve ser feita a cada 3 meses. Já para pets reclusos manter o calendário de aplicação semestral é o mais indiciado.
A vermifugação constante quebra o ciclo de vida dos parasitas, já que age diretamente nos ovos postos pelos vermes adultos, esses ovos não são fecundados ou são destruídos (essa quebra de ciclo pode variar para cada tipo de medicamento) assim novos vermes não nascem e os que já estão presentes no sistema do pet vão morrendo ao longo do tempo.
Vale lembrar que a medicação deve ser dosada de acordo com a idade e peso do animal. É muito importante buscar marcas que possuem uma gama de produtos para todos os pesos, como a Vetmax plus, para que se mantenha sempre o mesmo princípio ativo utilizado, criando uma padronização do calendário do pet.