FLUTUANTE 970 250 PMA JULHO
Aracaju (SE), 08 de julho de 2026
POR: Agência Senado
Fonte: Agência Senado
Em: 29/12/2020 às 10:30
Pub.: 30 de dezembro de 2020

Senado vai analisar projeto que estabelece CPF como único registro geral no país

O senado vai analisar projeto de lei que estabelece o número do CPF como único número do registro geral (RG) em todo o país. De autoria do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e de outros 11 deputados, o PL 1.422/2019 foi aprovado pela Câmara na forma de substitutivo.

O CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais
(Foto: AARB)

O CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais (Foto: AARB)

De acordo com o texto, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

Assim, se o texto virar lei, o CPF será usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho e na CNH, entre outros.

Vigência
A vigência prevista é de 12 meses a partir da publicação para que os órgãos e entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos para adoção do CPF como número de identificação.

Será de 24 meses o prazo para que órgãos e entidades façam as mudanças para que os sistemas e bases de dados troquem informações entre si a partir do CPF.

Com Agência Câmara

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação