COB apresenta mascote dos Jogos da Juventude
A um mês do início do evento, público é convidado a votar para a escolha do nome. Bamba e Vic são as opções.
COB apresenta mascote dos Jogos da Juventude - Foto: Assessoria COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresenta, nesta terça-feira, 2 de agosto, a mascote dos Jogos da Juventude, evento multiesportivo que reúne os melhores atletas da nova geração do Brasil. A destemida, habilidosa e carismática jaguatirica representa o espírito dos milhares de atletas que participam da competição. E todos estão convidados a ajudar na escolha do nome da mascote.
A votação online está aberta e há duas alternativas: Bamba e Vic. A opção vencedora será anunciada oficialmente na cerimônia de abertura da edição de 2022 dos Jogos, em Aracaju, Sergipe, no dia 2 de setembro. Clique em votenamascote.cob.org.br para votar!
Outras fotos de divulgação da mascote dos Jogos da Juventude
“Os Jogos da Juventude possuem uma grande relevância no calendário esportivo brasileiro, revelando o potencial de atletas e contribuindo para o desenvolvimento deles. Nada mais justo que o evento ter sua própria mascote, com características que também refletem o espírito destes jovens atletas”, disse Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
Veja o vídeo de lançamento da mascote dos Jogos da Juventude
Assim como Ginga, onça-pintada mascote do Time Brasil, a jaguatirica faz parte do grupo de maiores felinos da fauna brasileira, ambos ameaçados de extinção. Com a intenção de atrair atenção para a necessidade de conscientização pela preservação das espécies, o COB se uniu ao BioParque do Rio de Janeiro para a ação de lançamento da nova mascote.
Camila Martins, gerente de Marketing do BioParque do Rio, elogiou a escolha do animal para a função e destacou como a ação pode contribuir para a conscientização ambiental. “Ter a jaguatirica como mascote dos Jogos é importante para gerar empatia da sociedade para com a espécie. Esse tipo de iniciativa contribui para a conscientização de maneira leve e sutil, e gera um impacto muito positivo na preservação da espécie, principalmente com o público jovem.” afirmou.
Fora do calendário desde 2019 devido à pandemia, os Jogos da Juventude retornam em 2022 com disputas de 2 a 17 de setembro em Aracaju, Sergipe. Com a presença da nova mascote, a expectativa é que o evento reúna cerca de 4 mil atletas, com idade limite de 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.
Haverá disputas em 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística feminina, ginástica artística masculina, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e wrestling.
Os Jogos da Juventude contarão com transmissão ao vivo e gratuita do Canal Olímpico do Brasil, uma parceria do COB com a plataforma de streaming NSports.
Sobre o COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.
Ao longo de seus 107 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).
Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: Peak, New On e XP - Patrocinadores Oficiais; Riachuelo - Apoiador Oficial; Boali e MAX Recovery - Fornecedores Oficiais.
O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro.