Está aberta oficialmente a 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes - edição nacional
Com a presença do presidente da Apae Brasil, José Turozi, da presidente da Federação das Apaes do estado de Sergipe (Feapaes-SE), Mônica Souza e do presidente da Apae Aracaju, Carlos Mariz, organizadores do evento, foi aberta oficialmente a 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes - edição nacional.
Está aberta oficialmente a 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes - edição nacional - Foto: Assessoria
Realizada na noite da segunda-feira, 05 de dezembro, a solenidade aconteceu no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, e reuniu entre atletas, dirigentes, autoridades apaeanas, políticas e civil, mais de 1600 pessoas.
A solenidade contou com a participação do cordelista Chiquinho do Além Mar, que recitou uma parte do cordel, feito especialmente para o evento e distribuído entre todos os participantes. A quadrilha junina, um dos nossos maiores bens culturais, também teve espaço, acompanhada de um legítimo trio pé de serra, contagiou a todos com sua marcação e malemolência dos festejos juninos sergipanos.
O ápice da cerimônia de abertura foi sem dúvidas o momento em que o Barco de Fogo, artefato típico da cidade de Estância, riscou o céu na entrada do centro de convenções, e acendeu a pira olímpica, encerrando o evento e abrindo oficialmente a 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes - edição nacional.
Para Mônica Souza, presidente da Feapaes-SE, este é sem dúvidas o mais importante evento promovido pelo movimento em solo sergipano, pois está reunindo a comunidade apaeana de todo o país. “É o maior evento esportivo voltado à pessoa com deficiência intelectual e múltipla do país. Eu estou muito feliz com a realização das Olimpíadas, a cerimônia de abertura foi um sucesso e estamos trabalhando para que os nossos assistidos, os protagonistas de tudo, desenvolvam sua autonomia através de seus talentos esportivos”, conta a presidente.
As disputas
Até o próximo sábado, 10, os atletas apaeanos vão disputar 11 modalidades esportivas, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society) e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha).
As disputas serão nas dependências das Universidades Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes.
Sobre as Olimpíadas
A promoção das Olimpíadas Especiais da Apae - edição nacional tem como realizadora a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), também conhecida por Apae Brasil.
A competição é realizada desde 1973, e tem como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer.
A primeira edição nacional ocorreu na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A última edição do evento ocorreu em 2018, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.