FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Aldaci de Souza
Fonte: Alese
Em: 30/01/2025 às 11:38
Pub.: 30 de janeiro de 2025

Sergipe Tem: Festa do Leite e Capital Estadual do Leite

Sergipe Tem: Festa do Leite e Capital Estadual do Leite - Foto: Divulgação/Ascom Secretaria de Agricultura

De autoria do então deputado Manuel Marcos (PSD), a Lei nº 9425/2024, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, declara a Festa do Leite de Nossa Senhora da Glória, Bem de Interesse Cultural.  Também aprovada na Alese, a Lei nº 8715/2020, proposta pela então deputada Janier Mota (PSD), confere o título de Capital Estadual do Leite ao município de Glória.

Segundo a propositura de Manuel Marcos, a Festa do Leite é uma celebração secular que acontece em setembro e desempenha um papel central na identidade cultural e histórica não apenas do município de Nossa Senhora de Glória, mas de todo o estado de Sergipe. Trata-se de uma manifestação que simboliza a riqueza cultural e a tradição agrícola da região. Ao longo dos anos, o evento vem refletindo a herança cultural e as práticas tradicionais dos habitantes de Nossa Senhora de Glória. As origens históricas dessa celebração estão intrinsecamente ligadas à economia agropecuária local, destacando a importância do leite e seus derivados na vida da comunidade.

“A declaração da Festa do Leite como Bem de Interesse Cultural busca preservar e valorizar a rica identidade cultural da região. Ao conferir esse reconhecimento oficial, reforça-se o compromisso do estado de Sergipe com a manutenção das tradições, promovendo a transmissão de conhecimentos e práticas relacionadas à produção de leite de geração em geração. A festividade não é apenas uma celebração cultural, mas também um evento que atrai visitantes de toda a região, impulsionando o turismo e fortalecendo a economia local. O reconhecimento como Bem de Interesse Cultural contribuirá para aumentar a visibilidade do evento, atraindo mais turistas e investimentos para a área, destacando a importância da agricultura familiar e da produção leiteira na sustentabilidade econômica da região e o reconhecimento oficial da Festa do Leite como patrimônio cultural enfatiza a relevância da agricultura familiar, promovendo políticas e práticas que fortaleçam esse setor vital”, explica Manuel Marcos no texto.

Capital do Leite

A justificativa do projeto transformado em lei ressalta que no tocante à economia, o município de Nossa Senhora da Glória destaca-se pelas atividades agropecuárias com diversificação para cada região, sendo a mais importante a pecuária, que tem sua maior parte destinada a produção leiteira.

“A produtividade anual do município é de aproximadamente 24.120.000 litros. O setor comercial redistribui produtos industrializados tanto em atacado como no varejo. O desenvolvimento da pecuária leiteira avança e estimula novas atividades, ocasionadas a partir da oferta do leite presente na região, cuja matéria prima é transformada em derivados nas pequenas unidades de produção e nas indústrias de laticínio. A pecuária leiteira se apresenta como uma estratégia para a sustentabilidade do agricultor familiar, criando uma nova forma de renda semanal, com a comercialização do leite e do queijo, atividades econômicas predominantes no sertão sergipano”, ressalta a autora da proposta, acrescentando que o município de Nossa Senhora da Glória é o maior produtor de leite do estado de Sergipe.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação