FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana
Pub.: 26 de outubro de 2015

JB, João, a avenida e o Proinveste - E Dilma? - E o Cunha? - Os Achados pela PF na casa de Lulinha

Política, Etc. & Tal  ::  Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Os Achados pela PF na casa de Lulinha

Um irreverente jornalista sergipano disse que na casa do filho do ex-presidente Lula a Polícia Federal não deveria encontrar nada, a não ser a roupa de trabalho que ele usava no Zoológico, onde trabalhava antes de virar empresário. Disse o jornalista que é uma relíquia que ele guarda para lembrar os tempos difíceis.

Alguém alertou ao jornalista que se tratava de outro filho do ex-presidente, que trabalha com marketing esportivo, e não do antigo empregado do Zoológico. Ao que, de pronto, ele respondeu: “Então, só vão achar umas camisas de times de futebol, muito gastas”. Pode ser.

 

E o Cunha?

Sim, é ele mesmo, o Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, acusado de ter milhões em contas na Suíça (eu, que sou tolo, não acredito nisso, nem um tiquinho assim!). Ele tenta se segurar. A corda balança para lá e para cá, mas ele é um exímio malabarista. Até agora. A corda vai continuar balançando com mais ligeireza. Ao que parece, será tombo certo. Mas a tropa de choque não larga o chefe. Ainda não.

 

E Dilma?

Dizem que ela foi vaiada (e, também, ovacionada) em Palmas (TO), na cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, na noite da última sexta-feira (23). Ela não teve coragem de discursar. Até os índios estão pegando no pé da “presidenta”? Ih, o negócio está feio até na selva!

 

Jackson, João, a avenida e o Proinveste

Essa equação entre o governador do Estado, o prefeito de Aracaju, a construção da Avenida Perimetral e o “dindin” do Proinveste sabem em que resultará? Em nada vezes nada. Matemática simples demais.

 

O PT arregaça as mangas internas

Ainda vai dar o que falar a pré-candidatura do PT à Prefeitura de Aracaju. A deputada Ana Lúcia, ao que parece, foi ungida, desde o ano passado, para ser a pré-candidata com o apoio da cúpula que manda, hoje, nos diretórios estadual e municipal do Partido, embora caiba à municipal tocar o sino.

É que o grupo que perdeu as últimas eleições internas, comandado, sobretudo, pelo atual tesoureiro nacional do PT, ex-deputado Márcio Macedo, quer Eliane Aquino, ex-primeira-dama de Aracaju e de Sergipe na disputa.

Dizem as boas línguas que tem muito mais gente, fora do PT, por trás disso. Como diz Dona Zefinha do povoado Cruzes, “Mas será o Benedito? Ou será o Nem Acredito?”. Vai-se saber...

 

O caldo entornou

Na manhã desta segunda-feira, 26, no programa radiofônico de Gilmar Carvalho, um ouvinte perguntou ao vereador Emanuel Nascimento se o povo poderia confiar no PT, envolto num mar de lama. O vereador ficou bravo. Pediu respeito ao seu Partido e disse que os petistas que cometeram crimes deveriam pagar pelo que fizeram. Emanuel ficou mais bravo do que salamanta acossada. E Gilmar, sabido como ele só, deixou o tempo passar e o bate-boca rolar à solta.

O vereador aracajuano virou a mesa, quebrou os tamboretes e entornou o caldo.

 

A crise econômica continua

E continua braba. Por todo o país, empresas fecham as portas. As placas de “ALUGA-SE” estão por todo canto. Desempregados? Muitos. Imaginem o que ocorrerá quando os desempregados deixarem de receber o seguro-desemprego, caso a economia não reaja de pronto, o que é bem difícil. Será terrível!

 

Está duro, muito duro mesmo

A crise econômica está tão azeda, que, ontem, um mendigo, na Atalaia, segurava uma placa de papelão, rabiscada com estes dizeres: “Aceito um cigarro, um copo de cerveja ou um tira-gosto. O que vier irmão”. Danou-se!

 

Alagoas ou Sergipe

Afinal, onde se mata mais, em Alagoas ou em Sergipe? Isso lá é tema para uma discussão entre secretários? Meu Deus! A Segurança Pública está “jiboiando” lá e cá. Com todo o respeito.

 

Apesar da crise, o barco vai sendo tocado

Na Universidade Federal de Sergipe, a crise, obviamente, aportou, como em todos os setores da administração pública federal. Todavia, com jeito e perspicácia, o reitor Angelo Antoniolli e sua equipe gestora têm conseguido tocar o barco, inclusive, agora, com a volta às aulas.

Diziam que o Restaurante Universitário não funcionaria. Está funcionando. Diziam que as aulas em Lagarto não recomeçariam por falta de energia. O campus de lá já está iluminado. E, assim, a nave vai. Não à deriva, mas com firme comando.

A crise é dura. Porém, o trabalho eficaz enfrenta a crise.

 

A Igreja Católica depois do Sínodo dos Bispos

Os católicos de coração embrutecido, na hierarquia da Igreja (cardeais, bispos e presbíteros) e no laicato, aspiram uma Igreja envolta pelas sombras da Idade Média. Vimos isso, agora, no Sínodo dos Bispos, encerrado na semana finda. Falou-se até em conspiração por parte de alguns conservadores. Avanços? Poucos. Porém, não era de se esperar o contrário. As coisas na Igreja Católica não mudam de uma hora para outra.

O Papa Francisco chegou à cadeira de Pedro com propostas de mudanças de comportamento, de atitudes e de ações efetivas, sem que, para tanto, fosse preciso mudar a Palavra, que é imutável, a Tradição Apostólica e o Magistério. O que ele quer é uma Igreja acolhedora e que ensine os fieis a se libertarem, encontrando o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja, Jesus.

Os duros de coração parecem querer distância do povo. E pensar que Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (Jo 10,10).

 

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação