Chapa "Valmir e Priscila" pode ser uma realidade na oposição em 2026 :: Por Habacuque Villacorte
A presença de uma mulher na chapa traz a sensibilidade de uma mulher empreendedora

A participação do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), e da superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, em um evento no município serrano, essa semana, findou movimentando os bastidores da política sergipana nos últimos dias. Mais ainda pelos “posicionamentos” de Valmir, fazendo gestos com o vice-prefeito Zequinha da Cenoura, deixando transparecer que ele poderia assumir o comando da prefeitura, em breve.
A fala de Valmir de Francisquinho está em sintonia com os rumores de que ele deve, novamente, disputar o governo do Estado em 2026. Ele se encontra inelegível, temporariamente, mas nos bastidores já existem apostas que até o início do próximo ano ele conseguirá reverter este cenário e estará apto para concorrer contra a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD). Valmir não confirma, mas também não nega o desejo de disputar o Executivo novamente.
Em 2022, mesmo com um impedimento judicial, ele findou sendo o candidato ao governo mais votado no 1º turno daquela eleição, superando os também candidatos Rogério Carvalho (PT), que ficou em segundo, e Fábio Mitidieri, que de terceiro colocado geral, foi beneficiado diretamente com o impedimento de Valmir e conseguiu a “virada” exclusivamente na Grande Aracaju, com o apoio do eleitorado bolsonarista, vencendo o “confronto direto” contra o petista no turno decisivo.
No evento recente, em Itabaiana, Valmir não apenas deu a sinalização que pode disputar o governo, e confidenciou para amigos que gostaria de ter uma mulher como Priscila Felizola ao seu lado, como pré-candidata à vice-governadora, em uma chapa de oposição. O prefeito de Itabaiana tem enaltecido o desempenho de Priscila no comando do Sebrae Sergipe e como o trabalho dela contribui para a consolidação de bons negócios, fortalecendo o empreendedorismo nos municípios sergipanos.
Hoje já existe uma tendência de o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) disputar a reeleição no próximo ano, lembrando que ele já havia se manifestado dizendo que a “prioridade” na oposição para disputar o governo continua sendo Valmir de Francisquinho, caso ele reúna condições legais para disputar a eleição. E o prefeito de Itabaiana tem se revelado “animado” em novamente disputar o governo contra Fábio Mitidieri.
A presença de uma mulher como Priscila Felizola ao seu lado, na chapa como vice, traz a sensibilidade de uma mulher empreendedora e focada na geração de emprego e renda, com um olhar dedicado ao setor produtivo e às causas sociais. Talvez seja o ponto de equilíbrio necessário que a oposição precisava para disputar o governo do Estado no próximo ano, atendendo à demanda de renovação administrativa no Estado que as pesquisas junto ao eleitorado estão sinalizando...