Educação de Aracaju realiza transmissão do Descomplica com correção de simulados e lançamento do projeto 'Caça ao tesouro'
A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) realizou, nesta terça-feira, 16, a terceira edição do Descomplica 2025. A transmissão, que aconteceu pelo canal do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe) no YouTube, teve como foco a correção de simulados de Língua Portuguesa e Matemática e o lançamento do projeto “Caça ao Tesouro”, que busca motivar e preparar os estudantes para as avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), previstas para outubro e novembro.
Nesta edição, o trabalho foi direcionado às turmas do 5º ano e conduzido pelas formadoras da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Aline Ávila e Alessandra Acioli, que realizaram a correção qualificada de itens dos simulados, apresentando respostas, explicando por que outras alternativas estavam incorretas, revisando conteúdos e dando dicas para melhorar o desempenho dos alunos.
Segundo a formadora Alessandra Acioli, o trabalho vai além da correção simples, pois envolve estratégias para ajudar os alunos a interpretar melhor as questões. “Nós fizemos a correção qualificada de alguns itens dos simulados que as crianças estão fazendo, que a gente intitulou de “Descomplica 5º ano”, tanto de Língua Portuguesa quanto de Matemática. Nosso objetivo é que as crianças tenham um maior desenvolvimento na aprendizagem, que consigam avançar nos percentuais de acerto nessas avaliações. Sabemos que quando a aprendizagem acontece, ela vai ser refletida nas provas. Além disso, buscamos dar algumas dicas, porque a avaliação tem uma linguagem própria, então orientamos os estudantes para que consigam mostrar o que realmente aprenderam”, afirmou.
Além das correções, a transmissão marcou o início do projeto “Caça ao tesouro”, criado para tornar a preparação mais lúdica e engajadora. A cada avaliação realizada, os alunos desbloqueiam conquistas chamadas de “Pedras do saber”, como esmeralda, safira, rubi e diamante, de acordo com critérios de participação e desempenho.
Para Aline Ávila, a proposta tem como objetivo principal motivar os estudantes e reforçar a importância da presença contínua na escola. “O objetivo é motivar, mas também criar a cultura de que é importante fazer as avaliações e estar presente no dia a dia da escola. Não adianta apenas ir no dia da prova, é preciso estar na escola todos os dias, pois é lá que eles realmente aprendem e levam esse conhecimento para a vida”, declarou.
Durante a transmissão, as escolas exibiram o conteúdo nos displays para os alunos, que puderam interagir no momento da exibição, mesmo sem contato direto com as formadoras. Essa interação, somada ao caráter lúdico da iniciativa, reforça o aprendizado e contribui para a preparação dos estudantes para as próximas etapas.