Aracaju (SE), 18 de setembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa Linda Brasil
Fonte: Assessoria de Imprensa Linda Brasil
Em: 17/09/2025 às 17:07
Pub.: de de

Linda Brasil denuncia irregularidades em empresa responsável pela gestão do Hospital da Criança

Deputada estadual Linda Brasil - Foto: Deputada Linda Brasil | Divulgação Ascom

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) levou à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 17, denúncias do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) sobre possíveis irregularidades envolvendo a empresa responsável pela gestão do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, em Aracaju.

Segundo a parlamentar, a Organização Social (OS) Irmandade Boituva de Saúde e Educação, responsável pela administração da unidade hospitalar, teria quarteirizado serviços da empresa Centro Cardio Serviços Hospitalares para a contratação de médicos.

Durante a apuração realizada pelo Sindimed, foi constatado que o endereço informado como sede da empresa, na Rua da Glória, nº 38, no bairro da Liberdade (SP), não corresponde à atividade declarada. No local funciona, na verdade, uma loja de outlet de frutos do mar. Além disso, o Termo de Adesão ao Contrato Social entregue aos médicos apresentava dois CNPJs distintos, ambos ligados a endereços onde a empresa não funciona de fato.

Linda Brasil alertou sobre a gravidade da situação. “Fiquei muito indignada com a situação gravíssima que envolve a Saúde do Estado de Sergipe. Isso reflete o perigo que a gente vem denunciando desde 2023, quando foi instituído o Programa Estadual das Organizações Sociais. Outros modelos como esse já deram errado em diversas partes do Brasil, e os estados voltaram atrás, pois houve desvios de recursos, uso indevido do dinheiro público ou mesmo falta de capacidade das empresas para gerir”, declarou.

Segundo Linda Brasil, além do Hospital da Criança, outras unidades, como as UPAs de Boquim e Neópolis, também já estão sendo geridas por OSs. A parlamentar criticou a expansão do processo de privatização e disparou: “Se não têm condições de gerir, que abdiquem. Coloquem profissionais técnicos com competência”.

A deputada revelou também que o Hospital do Câncer, ainda em fase de implantação, deve seguir o mesmo caminho, com previsão de licitação para entrega à iniciativa privada até o fim do ano ou início de 2026.

“A saúde não pode ser tratada dessa forma. Como é que o governo constrói um prédio, que é uma reivindicação histórica, com recursos públicos, e entrega a OS para administrar? Isso representa falta de competência para gerir e administrar os serviços públicos. Essa é uma medida sem critérios claros e sem fiscalização. É gravíssimo”, declarou.

Linda Brasil informou que pretende acionar o Ministério Público para investigar todas as empresas cadastradas no sistema de OSs em Sergipe e voltou a requerer a realização de uma audiência pública. “Não é só para criticar o governo, mas para que ele venha mostrar como está implantando esse projeto de privatização em Sergipe”, concluiu.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação