FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Assessoria de Imprensa Linda Brasil
Fonte: Assessoria de Imprensa Linda Brasil
Em: 18/09/2025 às 16:15
Pub.: 18 de setembro de 2025

Linda Brasil denuncia abandono do Centro de Criatividade

Deputada Linda Brasil fiscaliza o equipamento cultural - Foto: Divulgação Ascom

A deputada estadual Linda Brasil (Psol), em continuidade à sua agenda de fiscalizações aos equipamentos públicos, realizou uma fiscalização, na tarde de ontem (17), ao Centro de Criatividade, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. Durante a visita, a parlamentar constatou o abandono do espaço cultural que, há mais de 40 anos, desempenha papel fundamental no fomento à arte e a ações educativas no estado. “Não há utilização real do espaço. Está abandonado e sem segurança”, afirmou.

Inaugurado em 10 de maio de 1984, o Centro de Criatividade já foi referência em atividades culturais e educativas, com oficinas, cursos e apresentações artísticas. No entanto, segundo a deputada, o local enfrenta hoje uma série de problemas estruturais que comprometem sua finalidade.

“Esse é um espaço importantíssimo que, inclusive, está localizado em um território histórico de quilombo urbano, que é a Maloca e, no entanto, não há qualquer referência a essa identidade cultural da comunidade”, indicou Linda Brasil.

Entre as problemáticas detectadas estão o número insuficiente de profissionais para atender à demanda do local, a necessidade de manutenção na estrutura física da unidade, falta de iluminação e de equipamentos de som, além de datashow.

Ainda de acordo com a parlamentar, apenas três professores permanecem em atividade no local, e as salas destinadas às atividades culturais, como fotografia, áudio, artes visuais e biblioteca, foram transformadas em depósitos.

Linda lamentou a situação e cobrou ações efetivas para a recuperação e a valorização do espaço. “Esse é um espaço importante, que precisa de ações efetivas que promovam toda a sua potencialidade enquanto equipamento de cultura”, salientou.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação