FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: Mônica Pena
Fonte: CMA
Em: 24/09/2025 às 13:36
Pub.: 24 de setembro de 2025

Câmara de Aracaju aprova lei que regulamenta funcionamento de zoológicos e aquários

Câmara de Aracaju aprova lei que regulamenta funcionamento de zoológicos e aquários - Foto: Luanna Pinheiro/CMA

A Câmara Municipal de Aracaju realizou, nesta quarta-feira (24), a 79ª sessão ordinária do ano, na qual foram apreciadas 15 proposituras, sendo 14 projetos de lei e um requerimento. O destaque da pauta foi a aprovação do projeto que regulamenta o funcionamento de zoológicos e similares na capital, de autoria do vereador Breno Garibalde. 

Redação final  

Em redação final, Breno apresentou dois projetos. O primeiro foi o PL nº 147/2024, que reconhece a utilidade pública da Associação Fraternidade Pet, fortalecendo o papel da instituição na defesa dos direitos dos animais. O segundo, de maior relevância, foi o PL nº 155/2024, que define normas para o funcionamento de zoológicos e aquários em Aracaju, com foco em garantir o bem-estar animal, a conservação de espécies nativas ameaçadas e a promoção da educação ambiental.  

A nova lei estabelece princípios como a preservação da fauna, a realização de programas educativos, o monitoramento constante da saúde dos animais e a adoção de práticas de enriquecimento ambiental. Além disso, determina que os zoológicos não poderão ultrapassar oito horas diárias de funcionamento, que a visitação deverá ser acompanhada por monitores e que os espaços deverão alertar os frequentadores sobre a sensibilidade dos animais a ruídos e agressões. O texto também proíbe a instalação de novos zoológicos e aquários no município.  

Outros projetos também foram aprovados em redação final. O vereador Elber Batalha apresentou o PL nº 212/2024, que garante acessibilidade comunicativa a mulheres com deficiência auditiva e/ou visual vítimas de violência doméstica, e o PL nº 214/2024, que institui a Política Municipal de Atendimento às Pessoas Egressas do Sistema Prisional e seus familiares. Já o vereador Binho teve aprovado o PL nº 261/2024, que denomina como rua Wellington Vieira Goes a atual rua E, no Conjunto dos Ipês, no bairro Santos Dumont. 

Segunda e primeira votação  

Na mesma sessão, também foram analisados projetos em segunda e primeira votação. Em segunda votação, foi aprovado o Projeto nº 52/2025, da vereadora Thannata da Equoterapia, que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Emprego e à Reinserção Social de Ex-Dependentes Químicos.  

Já em primeira votação, oito projetos foram apreciados, entre eles o de Breno Garibalde, que revalida a utilidade pública do Grupo Cultural Quadrilha Junina Xodó da Vila (PL nº 73/2024). Também foi aprovado o PL nº 266/2024, de Elber Batalha, que cria o banco de empregos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mas é importante ressaltar que, apesar da aprovação, o projeto deve ser revisado e ampliado para contemplar as demais pessoas que compõem o grupo dos neurodivergentes, como aquelas com TDAH e dislexia, conforme solicitação de alguns parlamentares, entre eles Sargento Byron, Sonia Meire e Ricardo Vasconcelos, presidente da Casa.  

Outros destaques foram o reconhecimento do Circuito Arrudeio como patrimônio cultural imaterial, proposto pelo vereador Camilo Daniel (PL nº 92/2025), e a instituição do Dia Municipal do Sucateiro, apresentada pelo vereador Levi Oliveira, com o Projeto de Lei nº 99/2025.  

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 319/2025, que reconhece a utilidade pública da Associação dos Pastores Evangélicos do bairro Santa Maria e adjacências, de autoria do vereador Pastor Diego.  

Já o PL nº 149/2025, de autoria do vereador Alex Melo, que institui o Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus, teve 12 votos a favor e uma abstenção, por parte da vereadora Sonia Meire.  

Também foram aprovados os projetos que alteram a lei que cria o Dia do Vendedor Ambulante, de iniciativa da vereadora Selma França (PL nº 245/2025), e que institui a Semana de Conscientização sobre a Doença Falciforme, proposta pela vereadora Professora Sonia Meire (PL nº 257/2025).  

Por fim, o plenário analisou o Requerimento nº 354/2025, que solicita regime de urgência para a votação do PL nº 362/2025. A proposta denomina de Palácio Luiz Antônio Barreto o prédio onde funciona o Centro Cultural de Aracaju. 


Notícias Indicadas

Prefeitura anuncia vasta programação para o Carnaval da Barra 2026

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Clube de Aventureiros Estrelas Brilhantes: Mais de duas décadas de dedicação ao desenvolvimento infantil

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Governo de Sergipe anuncia redução no preço da tarifa do gás natural canalizado

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Nona, Bruninho Top7, cortejos do Rasgadinho e Maysa Reis agitam o Jardins Folia 2026

5 alertas de que o sistema contábil da sua empresa ficou para trás

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

Detran Sergipe moderniza CNH e exame prático passa a ser realizado sem baliza

Petrobras garante três décadas de produção em Sergipe Águas Profundas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação