FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: Carla Passos
Fonte: Assessoria Parlamentar
Em: 15/10/2025 às 10:48
Pub.: 15 de outubro de 2025

Laércio cobra da Fazenda a desoneração da folha de pagamento dos serviços

Laércio cobra da Fazenda a desoneração da folha de pagamento dos serviços - Foto: Divulgação

O senador Laércio Oliveira (PP/SE) cobrou do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o envio, pelo governo, de projeto de lei que discuta a desoneração da folha de pagamento de todas as empresas do setor de serviços. A cobrança foi feita durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), da qual Laércio é vice-presidente, que debateu o projeto de lei para isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$5.000,00. Essa queixa se refere à exigência do art. 18, da Emenda Constitucional 132, que promoveu a Reforma Tributária.

O artigo 18, de autoria do senador Laércio, prevê que, em 90 dias da data de promulgação da reforma, o governo deve enviar uma proposta para debater a desoneração.

Contudo, quase dois anos depois do vencimento do prazo nada foi enviado pelo Ministério da Fazenda. “Eu estou no setor de serviços, a minha vida toda foi no setor de serviços. Recentemente eu estava lendo o dado de que o PIB de 2024 foi de 3,4%; o PIB da indústria foi de 3,3%; e o dos serviços, 3,7%. Eu sei que o senhor tem esses dados. Só estou contextualizando para trazer um pedido,” ponderou Laércio.

O senador lembrou o ministro que, recentemente, na regulamentação da Reforma Tributária, voltou a conversar sobre o tema com relator da reforma, senador Eduardo Braga. , mas, até agora “a gente aguarda um posicionamento do Ministério da Fazenda e do Governo com referência a isso ,” alertou Laércio.

O vice-presidente da CAE aproveitou audiência, para alertar o ministro sobre duas outras propostas defendidas pelo senador, seja como autor, seja como relator, que aguardam o encaminhamento do Ministério da Fazenda: o projeto prevê a elevação do teto do Simples Nacional, do qual Laércio é relator e o que cria o Profert, que tem o senador sergipano como autor. Sobre o Simples Nacional, Laércio foi taxativo:
“Certamente, o Ministério da Fazenda tem acompanhado a situação das microempresas Brasil afora, as dificuldades que elas enfrentam e as alternativas que elas têm buscado para sobreviver. De fato, eu entendo que chegou a hora de o Ministério da Fazenda se debruçar sobre o assunto para encontrar uma saída ao exceder o teto, já que o teto está congelado desde 2018, e procurar uma fórmula de a gente escalonar a saída das microempresas desse teto, porque a mudança da tributação que eles têm atualmente, para a tributação atual, fora do benefício do Simples Nacional, certamente inviabiliza quase todas as empresas do Simples.”

Em relação ao Profert, o senador lembrou que a proposta já foi aprovada pelo Senado, mas ainda aguardando votação pela Câmara dos Deputados. “A questão dos fertilizantes no Brasil é de soberania nacional. O senhor conhece o assunto, 90% de todos os fertilizantes que o Brasil utiliza são importados ...e o Brasil precisa resolver isso. Volto a dizer e enfatizar, é uma questão de segurança nacional, finalizou.

Em resposta ao senador, o ministro da Fazenda garantiu que a desoneração da folha será a próxima reforma a ser trabalhada no Congresso Nacional. “Eu concordo, Senador Laércio, que este debate que o senhor propõe... A próxima reforma que vai ser feita, ou as próximas... Eu sempre digo o seguinte: Olha, quando votarem o consumo, a gente vota a renda. Quando votarem a renda, a gente se debruça sobre a folha. Quando votarem a folha, a gente se debruça sobre a pejotização“, concluiu Haddad.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação