FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: Ascom André Moura
Fonte: Ascom André Moura
Em: 31/10/2025 às 15:37
Pub.: 31 de outubro de 2025

Governadores lançam "Consórcio da Paz” no Rio de Janeiro; André Moura participa de articulação nacional pela segurança pública

Governadores lançam “Consórcio da Paz” no Rio de Janeiro; André Moura participa de articulação nacional pela segurança pública - Foto: Ascom André Moura
Sete governadores anunciaram, nesta quinta-feira (30), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, a criação do “Consórcio da Paz”, um pacto interestadual voltado ao enfrentamento do crime organizado e à integração das forças de segurança pública. O projeto surge como resposta à escalada da violência e à necessidade de cooperação entre os estados. O sergipano André Moura (que é Secretário de Governo no estado fluminense e pré-candidato ao Senado em Sergipe), participou do encontro ao lado do governador Cláudio Castro (PL-RJ), reforçando o diálogo federativo em torno de soluções conjuntas e sustentáveis para a segurança.
 
A nova frente tem como pilares a troca de informações de inteligência, o apoio logístico e financeiro entre estados e o uso compartilhado de contingentes policiais. Segundo Castro, o Rio de Janeiro será a sede inicial do consórcio e coordenará o processo de formalização. “Faremos um consórcio entre estados no modelo de outros que já existem, para dividir experiências, soluções e ações no combate ao crime organizado”, afirmou o governador fluminense.
 
O encontro reuniu os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Riedel (PP-MS), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e a vice-governadora Celina Leão (PP-DF), representando Ibaneis Rocha (MDB). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou por videoconferência. Apesar de ser articulado por governadores politicamente alinhados, o grupo informou que pretende incluir todos os 27 estados da Federação. “Vamos perseguir o objetivo de integrar todas as unidades da Federação, trocar experiências, compartilhar material humano e comprar equipamentos de forma consorciada. O enfrentamento da violência é um desafio nacional”, disse Jorginho Mello.
 
O anúncio ocorreu após a operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio. O episódio reacendeu o debate sobre a eficácia e os limites da repressão ao crime. Para o governador mineiro, Romeu Zema, a ação deve ser considerada “uma das mais bem-sucedidas” do ponto de vista operacional. Já especialistas e organizações da sociedade civil criticaram a letalidade policial e relataram denúncias de execuções e abusos durante a operação.
 
Durante o encontro, os governadores defenderam que o Consórcio da Paz tenha caráter técnico e prático, “sem politização”, mas manifestaram resistência à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, enviada pelo governo federal ao Congresso. O texto propõe dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e unificar as diretrizes nacionais do setor.
 
Na véspera, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e Cláudio Castro haviam anunciado um escritório emergencial de integração entre as esferas federal e estadual, com reforço de 50 agentes da Polícia Rodoviária Federal e aumento do efetivo de inteligência no Rio.
 
Entre as lideranças presentes, André Moura destacou que a união entre estados é um passo essencial para modernizar o enfrentamento ao crime e garantir mais proteção à população. “O crime se organiza nacionalmente. É natural que os estados também se organizem para dar uma resposta mais coordenada e eficiente à violência que desafia o país . Segurança pública se faz com cooperação, inteligência e planejamento conjunto”. Ainda segundo André, ao invés de ser apenas uma articulação política, “o consórcio é uma ferramenta precisa destinada a levar resultados imediatos à população e a fortalecer a atuação das polícias estaduais", disse.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação