Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa
Em: 11/11/2025
Pub.: 11 de novembro de 2025
Atualizada: 11/11/2025 às 17h56

Eduardo Amorim reforça dano social provocado pela concessão da Deso

Eduardo Amorim, durante entrevista concedida para o jornalista Dênison Ventura, na Rádio Jornal - Foto: Plácido Noberto

Durante entrevista concedida nesta segunda-feira, 10, para o jornalista Dênison Ventura, na Rádio Jornal, o médico anestesiologista Eduardo Amorim foi questionado por um ouvinte sobre a concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Pré-candidato a senador, ele voltou a lamentar o processo administrativo que resultou na terceirização da empresa estatal. Em setembro do ano passado a companhia - até então pública, foi arrematada por R$ 4.536.936.990,00 pela empresa Iguá Saneamento durante um leilão realizado no estado de São Paulo. Esse valor representa um ágio de 122,63% sobre o valor mínimo previsto no edital, que permitiu à Iguá Saneamento a exploração dos serviços de saneamento do estado.

“Respondo ao ouvinte inicialmente com outra pergunta: você aprova o serviço realizado pela Iguá? A Deso era uma empresa de economia mista, criada em 25 de agosto de 1969, um orgulho imenso para o povo sergipano e com um teor social imensurável. Infelizmente ela foi vendida por um suposto conjunto de problemas que o estado não conseguia resolver, mas privatizar não era a melhor solução. Resultado: hoje o serviço está péssimo e muita gente deixa bem claro que está com saudade de quem? da Deso!”, destacou. Com base na pergunta feita pelo ouvinte, Dênison Ventura questionou sobre o que Eduardo Amorim faria caso estivesse na condição de governador.

Conforme vem destacando ao longo dos últimos cinco meses, o profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) enalteceu a importância de Sergipe construir um Hospital de Clínicas e um Centro de Diagnóstico por Imagem, capaz de amenizar o fluxo de atendimento no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), e no Hospital Cirurgia, ambos em Aracaju. Eduardo Amorim acrescentou ao afirmar que o estado de Sergipe é uma das poucas unidades federativas do Brasil a não ofertar aos servidores públicos, um hospital dedicado também para os seus respectivos dependentes. O entrevistado reforçou que o dinheiro resultante da venda da Deso é suficiente para estas construções.

“A privatização da Empresa Energética de Sergipe (Energipe) aconteceu no ano de 1997, comprada pelo grupo mineiro Cataguazes-Leopoldina no valor de 577 milhões de reais. O que foi feito de representativo com esse dinheiro? Em junho desse ano eu conversei rapidamente com Fábio Mitidieri e dei um conselho: ‘eu não teria vendido a Deso, mas já que você vendeu, construa um Hospital de Clínicas e um Centro de Diagnóstico por Imagem. Deixe um legado positivo’. Pelo visto, minha sugestão não foi acatada; o dinheiro dessa privatização está sendo repassado para os municípios, mas ninguém consegue vê aplicação apropriada dessa verba, enquanto o serviço realizado pela Iguá tem deixado as pessoas com saudade da Deso”, completou.


Notícias Indicadas

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação