"É urgente incluir ciclista e pedestre na pauta da mobilidade urbana”, diz Breno Garibalde
Durante o pequeno expediente da Câmara de Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 27, o vereador Breno Garibalde voltou a chamar atenção para problemas de mobilidade e segurança viária enfrentados pela população durante a construção de novas pontes na capital.
O parlamentar também alertou para a possível votação, ainda hoje, dos vetos presidenciais relacionados ao que ele classificou como “PL da devastação”, reafirmando sua defesa do licenciamento ambiental rigoroso.
Mobilidade comprometida
Em pronunciamento, o vereador relatou ter recebido diversas queixas de moradores sobre as obras na Ponte Godofredo Diniz, nas proximidades do Shopping Riomar, e da ponte do Parque dos Cajueiros, que fará ligação com a avenida Tancredo Neves. Segundo Breno, pedestres e ciclistas estão sendo deixados de lado, já que os tapumes instalados ocupam toda a extensão da calçada.
“Colocaram os tapumes na beira do meio-fio e os pedestres não têm como passar. Recebemos muitas reclamações porque é necessário deixar uma faixa de pelo menos um metro e vinte para que a circulação continue acontecendo. Infelizmente, a população está sendo prejudicada, dividindo espaço com carros, ônibus e motos”, afirmou.
Breno reforçou que reconhece a importância das intervenções, mas defendeu que o planejamento das obras considere a segurança e o direito de circulação dos transeuntes.
“As obras precisam ser feitas, mas também é necessário manter o cuidado com os transeuntes. É urgente incluir pedestres e ciclistas na pauta da mobilidade urbana”, completou.
Vetos do PL da Devastação
O vereador também levou ao plenário sua preocupação com a possível votação, no Congresso Nacional, dos vetos presidenciais ao projeto que flexibiliza regras de licenciamento ambiental.
“Os vetos da ‘PL da devastação’ talvez sejam votados hoje, e precisamos chamar a atenção dos nossos deputados e senadores. Não podemos afrouxar mais o licenciamento ambiental. É sobre o futuro dos nossos filhos e netos”, declarou.
Breno Garibalde reforçou que acompanhará o posicionamento da bancada sergipana e se comprometeu a dar transparência ao voto de cada parlamentar. “Quero deixar claro que estamos de olho e vamos divulgar os deputados e senadores que votarem pela derrubada do veto”, afirmou.