FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: Assessoria Parlamentar
Fonte: Assessoria Parlamentar
Em: 17/12/2025 às 22:08
Pub.: 18 de dezembro de 2025

Alessandro esclarece voto no PL da Dosimetria, critica prioridades do Congresso e aponta interferência do STF

Senador Alessandro Vieira - Foto (Arquivo): Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) utilizou a tribuna do Senado, na noite desta quarta-feira (17), para esclarecer publicamente as razões que o levaram a votar favoravelmente ao Projeto de Lei da Dosimetria, após ter anunciado inicialmente voto contrário e protocolado parecer em separado pela rejeição da proposta.

Em discurso direcionado ao Brasil, Alessandro afirmou que a mudança de posição ocorreu após alterações feitas durante a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que restringiram o alcance do projeto exclusivamente aos condenados pelos atos de 8 de janeiro, afastando o risco de efeitos sobre outros crimes. “O projeto foi corrigido. Ele não mais atinge outros crimes que não os do 8 de janeiro. Isso era fundamental”, afirmou.

O senador reconheceu, no entanto, que o texto mantém problemas, como a progressão acelerada de regime, mas avaliou que, diante do contexto, a aprovação representou um “mal menor”. “Existem centenas de brasileiros que foram julgados indevidamente, no foro inadequado, da forma inadequada, sem a defesa devida, com uma construção de pena que é de vingança e que desmoraliza a Justiça”, disse.

Durante o pronunciamento, Alessandro fez duras críticas às prioridades do Congresso, citando a falta de avanço em propostas estruturantes de segurança pública, enquanto o PL da Dosimetria teve tramitação acelerada. “Hoje o Brasil convive com facções que assassinam trabalhadores por cobrança de propina, e escolheu-se não votar o projeto anti-facção nem a PEC da Segurança, mas dar caminho expresso a essa matéria”, afirmou.

Um dos pontos centrais do discurso foi a crítica direta à interferência do Supremo Tribunal Federal no debate legislativo. Segundo Alessandro, não é correto atribuir exclusivamente ao Congresso a responsabilidade pelo impasse envolvendo as condenações do 8 de janeiro. “Não assiste razão a quem tenta jogar no Congresso a culpa. O ministro-relator Alexandre de Moraes interagiu com vários senadores sugerindo texto e arranjos na linha da dosimetria. Ontem discursava publicamente contra a mudança legislativa, enquanto nos bastidores conversava sobre ajustes”, afirmou. “Não nasci hipócrita e não vim para cá para virar hipócrita.”

Alessandro destacou ainda que respeitou o resultado da maioria na CCJ e no plenário, princípio que, segundo ele, é indissociável da democracia. “Na democracia, você respeita o resultado da maioria, mesmo quando ele não lhe agrada”, afirmou.

Ao encerrar, o senador alertou para os riscos institucionais do processo e para o uso do discurso de “defesa da democracia” como justificativa para abusos. “Não há democracia sem justiça, mas não há justiça sem credibilidade. A justiça sem credibilidade não é justiça”, concluiu, ao anunciar voto favorável ao projeto, destacando que as falhas do texto “provavelmente serão questionadas no Judiciário”.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação