FLUTUANTE 1100 x 733
Aracaju (SE), 07 de janeiro de 2026
POR: Junior Matos
Fonte: Alese
Em: 05/01/2026 às 08:00
Pub.: 05 de janeiro de 2026

Retrospectiva 2025: Deputado Garibalde Mendonça

Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça - Foto: Arquivo/Agência de Notícias Alese

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PDT), encerra o ano de 2025 reafirmando seu compromisso com um mandato pautado pelo diálogo permanente com a população e pela construção de políticas públicas voltadas às demandas reais do povo sergipano.

Ao destacar a atuação ao longo do ano, o parlamentar reforça que todas as iniciativas apresentadas seguem uma linha clara de responsabilidade social, escuta ativa e coerência com o que tem defendido desde o início de sua trajetória legislativa.

“Ao analisar o ano de 2025, vejo que o eixo central do nosso mandato permanece o mesmo: a escuta ativa como base para a criação de projetos viáveis, eficientes e que realmente melhorem a qualidade de vida da população. Esse tem sido o meu foco desde o início e continuará sendo. Em 2026, quero seguir trabalhando para que cada projeto apresentado atenda, de fato, às necessidades da população sergipana”, declarou.

Ao longo de 2025, Garibalde Mendonça apresentou propostas que reforçam sua postura propositiva e seu olhar atento às áreas cultural, social e profissional. Entre elas, destacam-se projetos de lei apresentados e aprovados na Casa Legislativa. 

Projeto de Lei nº 287/2025 ,por exemplo, declara as sementes crioulas como bem de interesse cultural de Sergipe. “As sementes crioulas representam muito mais do que meros insumos agrícolas. Elas são o resultado de um processo milenar de seleção, cultivo e conservação praticado por agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos originários, que, ao longo de gerações, adaptaram espécies vegetais às condições singulares do solo e do clima sergipano. Elas carregam em si um valor genético inestimável, garantindo a diversidade biológica necessária para a resiliência dos nossos ecossistemas e a segurança alimentar de nossa população. Além do seu valor biológico, as sementes crioulas são um bem cultural vivo. A prática de guardá-las, trocá-las e distribuí-las em mutirões e feiras de sementes é uma tradição que fortalece laços comunitários e transmite saberes ancestrais. Cada semente é um elo que conecta as gerações passadas, presentes e futuras, narrando a história de nossa agricultura e de nossa gente. O conhecimento associado ao seu cultivo, manejo e uso medicinal ou culinário é parte intrínseca da identidade cultural de Sergipe”, explica um trecho da propositura. 

Acompanhe a atuação dos 24 deputados da Alese neste ano.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação