Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Fredson Navarro
Fonte: Assessoria
Em: 20/01/2026 às 16:19
Pub.: 20 de janeiro de 2026

Ricardo Marques celebra decisão judicial que determina retirada de catracas duplas e relembra histórico de luta pela causa

Ricardo Marques celebra decisão judicial que determina retirada de catracas duplas e relembra histórico de luta pela causa - Foto: Divulgação

O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, celebrou a decisão da Justiça de Sergipe que determinou a retirada das catracas duplas dos ônibus do transporte público da capital e região metropolitana. A sentença, que atende a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), estabelece um prazo de 30 dias para a remoção dos equipamentos que desrespeitam as normas técnicas de acessibilidade.

Ricardo Marques, que tem um longo histórico de oposição à medida, foi um dos principais articuladores políticos contra a instalação dos equipamentos. Ainda como vereador, ele provocou oficialmente o Ministério Público sobre a irregularidade e os prejuízos que as catracas duplas causavam aos usuários.

“Estou muito feliz com essa decisão, que considero uma grande vitória do povo de Aracaju”, declarou o vice-prefeito. “Desde o meu mandato como vereador, venho denunciando que essas catracas são desumanas e ilegais. Elas constrangem e dificultam a vida de milhares de pessoas, especialmente idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou com sobrepeso. A decisão da Justiça apenas confirma o que sempre dissemos: cobrar e fiscalizar em defesa da população traz resultado.”

A ação do MPSE foi motivada por inúmeras denúncias de usuários e constatou, através de vistorias, que os equipamentos violam a norma NBR 15570 da ABNT, que estabelece padrões de segurança e acessibilidade. A decisão judicial proíbe a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de autorizar a instalação de novos equipamentos que não sigam as especificações técnicas.

Ricardo Marques reafirmou seu compromisso em continuar fiscalizando o sistema de transporte público. “Essa luta não termina aqui. Seguiremos atentos para garantir que a decisão seja cumprida integralmente dentro do prazo e que o transporte público de Aracaju ofereça mais dignidade e respeito a todos os cidadãos”, concluiu.


Notícias Indicadas

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação