Linda Brasil inicia coleta de assinaturas para instalação da CPI da Iguá
Linda Brasil dialoga com parlamentares para a assinatura do requerimento, em atendimento aos apelos da população que passa por desabastecimento de água
Nesta quinta-feira, 5, a deputada Linda Brasil (Psol) apresentou a deputadas e deputados o requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Sergipe, com o objetivo de investigar irregularidades na prestação de serviços da concessionária Iguá em Sergipe. A mobilização foi motivada, em especial, pelo apelo da população que enfrenta constantes desabastecimentos de água e cobranças abusivas pelos serviços. Para que as investigações ocorram, são necessárias as assinaturas de pelo menos oito deputados.
A parlamentar tem dialogado com os parlamentares sobre a urgência em atuar frente à crise hídrica, que vem gerando grandes prejuízos à população. “Já conversei com alguns deputados da base. Alguns sinalizaram que irão avaliar, e outros já sinalizaram que não irão assinar, o que é preocupante. Por isso, é muito importante que a população cobre que eles assinem esse requerimento, para que cumpramos com o nosso dever de investigar as irregularidades com relação ao fornecimento de água em Sergipe”, alertou Linda Brasil.
Linda destaca ainda que já obteve sinalizações positivas dos deputados Georgeo Passos (Cidadania) e Marcos Oliveira (PL), que integram a bancada da oposição na Alese. “Esperamos contar com a assinatura dos demais deputados, pois essas investigações refletem o compromisso com a população. Não podemos ficar inertes diante do sofrimento pelo qual passam as pessoas que enfrentam essa terrível situação”, reforçou.
A parlamentar reflete que a empresa foi contratada sob o pretexto de solucionar os problemas existentes anteriormente; no entanto, as denúncias constantes sobre falta de água revelam a ampliação da crise. “Está faltando água em locais onde isso não ocorria antes. Além disso, há denúncias registradas sobre cobranças indevidas por serviços que não foram prestados e elevação de taxas para os consumidores”, pontuou.
Linda reafirma que “o acesso à água é um direito”; por isso, empreende esforços para que o requerimento seja assinado pelos parlamentares e possa, dessa forma, contribuir com a busca por soluções para o problema. “Se a Iguá não está atendendo às condições estabelecidas no contrato e não presta o serviço adequado à população, é o nosso dever fazer essa investigação”, destacou.