FLUTUANTE  1000 x 300
Aracaju (SE), 28 de agosto de 2026
POR: Comunicação Dr. Helton
Fonte: Comunicação Dr. Helton
Em: 27/08/2026 às 09:22
Pub.: 28 de agosto de 2026

Na Fan FM, Dr. Helton reafirma reestatização da Deso e apresenta propostas para transformar Sergipe

Na Fan FM, Dr. Helton reafirma reestatização da Deso e apresenta propostas para transformar Sergipe - Foto: Ascom

O candidato ao Governo de Sergipe pelo Psol, Dr. Helton Monteiro, participou, na manhã desta quinta-feira, 27, de entrevista na Fan FM Aracaju, 99,7, dentro da série promovida pela emissora com os candidatos ao Governo do Estado.

Durante a conversa, ele apresentou propostas do seu programa de governo e fez críticas à atual gestão estadual, principalmente nas áreas de saneamento, saúde, educação, funcionalismo público e combate à pobreza.

Um dos principais temas abordados foi o abastecimento de água. Dr. Helton voltou a defender a reestatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e afirmou que um serviço essencial como o fornecimento de água não pode ficar submetido à lógica do lucro. 

A proposta integra seu programa de governo, que prevê a retomada da gestão estatal e a garantia do acesso universal à água e ao esgotamento sanitário.

Durante a entrevista, Dr. Helton questionou a condução do processo de concessão. Segundo ele, a Iguá Saneamento recorreu a financiamentos da Caixa Econômica Federal e do BNDES para viabilizar a operação. Para o candidato, isso levanta uma questão central: por que o Governo de Sergipe não buscou financiamento dessas mesmas instituições públicas para recuperar e fortalecer a própria Deso?

“Ao longo dos anos, deixaram de fazer os investimentos que a Deso precisava e depois apresentaram a concessão como solução. Se havia possibilidade de buscar recursos no BNDES e na Caixa, por que o Governo não fez isso para recuperar a estrutura da Deso, ampliar a rede de abastecimento, melhorar as adutoras e realizar concurso público?”, indagou.

Dr. Helton disse ainda que pretende buscar a articulação com o Governo Federal, o BNDES, a Caixa Econômica e os municípios para retomar o controle público dos serviços e realizar os investimentos necessários.

“Água é vida. É um monopólio natural e precisa ser tratada como direito, não como mercadoria. Nós vamos trabalhar para reestatizar a Deso e fazer o investimento público chegar à casa das pessoas, sem colocar o lucro de acionistas acima do direito da população à água”, destacou.

O candidato também relatou situações encontradas durante suas viagens pelo interior sergipano. De acordo com ele, ainda existem comunidades próximas a importantes fontes hídricas que convivem com dificuldades de acesso à água potável.

“Estive no povoado Santa Cruz, a poucos metros do Rio São Francisco, e encontrei pessoas sem água potável. Isso não é aceitável. Em vez de gastar cifras vultosas com festas, precisamos estabelecer prioridades e investir para que a água chegue à casa das pessoas”, criticou.

O programa apresentado pela candidatura também prevê cisternas no semiárido, proteção de nascentes, recuperação de matas ciliares e programas de reúso, partindo do princípio de que “água é direito humano, não mercadoria”.

Tarifa zero e transporte público

Na área da mobilidade, Dr. Helton defendeu a implantação gradual da tarifa zero no transporte público, começando por segmentos da população e avançando para a universalização. Ele também destacou a necessidade de discutir novas alternativas de mobilidade e aproveitar estruturas ferroviárias existentes.

“Com planejamento e investimento, é possível avançar para a tarifa zero. Podemos começar ampliando a gratuidade para estudantes, idosos, dentre outros segmentos, e construir um sistema em que o transporte seja entendido como um direito”, explicou.

A proposta está entre as diretrizes do programa de governo, que prevê passe livre no transporte público da Grande Aracaju, expansão progressiva para outras regiões, criação de uma empresa pública de transporte, revisão dos contratos de concessão e integração entre ônibus, bicicletas, trens e outros modais.

“Servidor público não é criminoso”

Outro ponto destacado durante a entrevista foi a valorização do funcionalismo. Dr. Helton defendeu a jornada de 30 horas semanais para os servidores estaduais, sem redução salarial, realização de concursos públicos e retomada das carreiras.

Dr. Helton também afirmou que pretende rediscutir a situação do Ipesaúde e fortalecer a assistência destinada aos servidores, inclusive com descentralização dos serviços para o interior.

“Eu sou servidor público, sou médico do serviço público e quero respeito para quem dedica sua vida a atender a população. Servidor público não é criminoso. No nosso governo, as portas estarão abertas para o diálogo, teremos concurso, valorização das carreiras e vamos trabalhar para fazer do Ipesaúde uma referência”, declarou.

O programa de governo prevê concursos nas áreas essenciais, recomposição de perdas salariais, planos de carreira e substituição progressiva de vínculos temporários por servidores efetivos, além da jornada de 30 horas semanais sem redução salarial.

Ao transcorrer da entrevista, Dr. Helton também manifestou solidariedade ao presidente do Sintese, professor Roberto Silva, e criticou o que classificou como “criminalização das mobilizações realizadas pelos trabalhadores da educação, por parte do governo”.

Combate à pobreza

Ao abordar geração de emprego e renda, Dr. Helton afirmou que um eventual governo terá como prioridade as famílias em situação de vulnerabilidade e defendeu maior presença do Estado nas comunidades.
O candidato citou a realidade encontrada durante visita ao Alto Sertão, onde conversou com pequenos agricultores preocupados com a estiagem e com perdas na produção.

“Tem gente que não pode esperar a burocracia do Governo. São famílias que perderam lavouras, que precisam de água, renda e assistência agora. O Governo precisa estar nas ruas e chegar às comunidades de forma integral, com suas diferentes áreas trabalhando juntas”, afirmou.

Dr. Helton voltou a criticar o volume de recursos destinado aos grandes festejos enquanto ainda existem famílias em situação de pobreza e insegurança alimentar. Para ele, o orçamento estadual precisa priorizar as necessidades mais urgentes da população.

Entre as propostas do programa estão a criação do Sergipe Mais Renda, como complemento de renda para famílias vulneráveis, além de crédito, assistência técnica, cooperativismo e compras governamentais para fortalecer a agricultura familiar.

Saúde pública sem a praga da terceirização

Na saúde, Dr. Helton destacou sua trajetória como médico e servidor público e criticou a expansão das terceirizações na rede estadual.

“Na saúde, vocês têm um candidato que é servidor público, médico, que já foi conselheiro estadual e municipal de Saúde e conhece o SUS por dentro. O Governo precisa reassumir a responsabilidade de gerir a saúde pública”, frisou.

Ele afirmou que pretende descentralizar atendimentos especializados para evitar que idosos, crianças neurodivergentes e outros pacientes tenham que se deslocar continuamente de municípios do interior até Aracaju.

Também criticou problemas como “falta de profissionais e atrasos salariais nas unidades terceirizadas” e defendeu planejamento permanente para reduzir filas de consultas, exames e cirurgias.

“Não é possível que, em pleno século XXI, a saúde continue dependendo de mutirões de fim de semana. Política pública precisa funcionar todos os dias. Saúde não pode ser tratada como evento e muito menos como mercadoria”, afirmou.

O programa de governo prevê o fim da gestão de unidades estaduais por Organizações Sociais, auditoria dos contratos, retomada da gestão pública, concursos e fortalecimento da Atenção Primária em parceria com os municípios.

Dr. Helton também demonstrou preocupação com os índices de mortalidade infantil e materna em Sergipe e afirmou que o enfrentamento do problema exige uma política de saúde permanente, com prevenção, acompanhamento das gestantes e das crianças e assistência adequada em todas as regiões do Estado. Para o candidato, é preciso fortalecer a Atenção Primária, ampliar as equipes multiprofissionais e descentralizar os serviços, reduzindo a dependência da capital.

Universidade Estadual

Na educação, Dr. Helton reafirmou a proposta de criar a Universidade Estadual de Sergipe, com campus em Aracaju e polos no interior, priorizando ciência, tecnologia, inclusão e formação voltada às necessidades do desenvolvimento do Estado. A proposta apresentada pela candidatura prevê ainda reserva de vagas para negros, indígenas, quilombolas e estudantes oriundos da escola pública.

“Queremos uma Universidade Estadual pública. Ela não será privatizada nem terceirizada. Queremos investir em ciência e tecnologia, gerar oportunidades e criar condições para que nossos jovens possam estudar, produzir conhecimento e permanecer em Sergipe”, afirmou.

De forma taxativa, Dr. Helton defendeu a retomada da carreira do magistério, o pagamento do piso, concursos públicos e melhores condições de trabalho. O programa da candidatura estabelece ainda a implantação de políticas específicas para estudantes neurodivergentes, com profissionais de apoio, salas de acolhimento sensorial e acompanhamento individualizado.

O candidato destacou ainda a defesa da gestão democrática, com maior participação de professores, estudantes, sindicatos e famílias nas decisões das escolas públicas.

Ao final, Dr. Helton afirmou que pretende estabelecer uma relação diferente entre o Governo e os profissionais da educação. “No meu governo, professor não vai encontrar porta fechada. Vamos dialogar, respeitar a carreira e tratar a educação pública como investimento no futuro de Sergipe”, concluiu.

Notícias Indicadas

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque


Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação