Cobras e lagartas contra o secretário de estado da Fazenda :: A Prefeitura de Aracaju é caloteira?
Política, Etc. & Tal :: Por José Lima Santana
José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br
Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe
Segundo alardeou o Diretor Presidente do Hospital de Cirurgia, Dr. Gilberto, sim. Ele disse, numa emissora de rádio, que foram celebrados vários acordos com a PMA, e tais acordos não foram cumpridos. Há um débito vultoso da Prefeitura de Aracaju para com o HC. Aliás, segundo o Dr. Gilberto, são recursos federais, do SUS, que a PMA recebeu e não transferiu em face da prestação de serviços contratados com o HC, na área da alta complexidade. Se for assim mesmo, vivemos tempos mais do que bicudos.
Ora, está ocorrendo a mesma coisa que ocorreu com a Empresa Torre? A PMA, então, revela-se boa em fazer acordos para pagamentos de débitos, mas péssima em cumpri-los.
O que é isso, João? Ajeite esse negócio aí, cara!
Os Mitidieri e os Valadares
Um prefeito interiorano, ligado ao governo do estado, disse que a aliança dos deputados Fábio e Luiz Mitidieri com Valadares pai e Valadares filho, só se efetivou por conta da fraqueza momentânea do governo do estado, que está quebrado, como muitos estados estão. Fato que deixa o governador Jackson Barreto sem muito espaço para manobras políticas. Se o estado estivesse em boa situação financeira, que permitisse a JB bombar na Administração, diz o prefeito, o acordo não teria saído. Por outro lado, diz o prefeito, os Mitidieri estão tentando alçar um voo muito mais longo do que suas asas poderiam permitir. Sonham com o Senado, em 2018.
E é proibido sonhar? Vôte!
João, Edivan e André
A imprensa noticiou encontros do deputado federal André Moura com o empresário Edivan Amorim e com o prefeito João Alves Filho. E, ainda, com o senador Eduardo Amorim. André será ponte entre Edivan Amorim, o verdadeiro líder do bloco amorinista, ao menos nos bastidores, e o prefeito de Aracaju, com vistas a arrumarem a casa para a eleição deste ano?
Pelo andar da carruagem, os irmãos Amorim não largarão João. Devem estar detalhando situações. Apenas isso. Os dois blocos (amorinista e alvista) não têm para onde ir, a não ser para os braços um do outro.
É tipo “beijinho, beijinho e pau, pau”. Eu, hein?
José Carlos Machado
Pense num sujeito antenado! Pois é. Machadão, o vice-prefeito de Aracaju, é homem para ser ponta de lança, devidamente escalado, e não para estar no banco de reservas. Um desperdício.
Almeida Lima
Outro desperdício, apesar do bom trabalho que vem fazendo à frente da ADEMA. O primo do governador deveria estar lhe ajudando muito mais. Há áreas sensíveis da administração pública estadual, que poderiam ser muito bem tocadas pelo presidente da ADEMA. Há pelo menos três pastas carentes de uma melhor gestão, que ele poderia assumir e fazer um trabalho digno de nota. Se JB lhe entregasse uma delas... A jiripoca iria piar. Piar positivamente, claro. Aliás, como está piando na ADEMA.
Secretaria da Fazenda
Eu, sim, euzinho mesmo, ouvi cobras e lagartas de um secretário de estado contra o secretário de estado da Fazenda, por conta de sua fraca gestão, segundo o colega. Disse o tal secretário, que é dos bons secretários de JB, que nenhum gestor estadual suporta a falta de planejamento para os desembolsos relativos ao custeio da máquina administrativa. Será?
Na verdade, o secretário reclamante abriu o verbo numa reunião na qual eu estava com mais umas sete ou oito pessoas. Ou seja, sentou a pua publicamente.
Sufoco
Sufoco brabo estão passando os servidores públicos estaduais e municipais, no caso de Aracaju. Lamentavelmente. A situação financeira do poder público, no seu todo considerado, não é mesmo boa. O barco vinha fazendo água há muito tempo. Mas, os poderosos lá do Planalto falavam numa “marolinha”. Marolinha um cabrunco! É tempestade da braba. Política e econômica.
A REDE
Dizem por aí que a REDE de Marina Silva poderá surpreender em várias cidades, pelo país afora. Em Aracaju, o vereador Dr. Emerson anuncia-se como pré-candidato a prefeito. Poderá ser uma opção para quem está cismado com as mesmices.
Pré-candidatos
E por falar em mesmices, parece que vão chover pré-candidatos a prefeitos na capital sergipana. Como pré-candidatos aí estão João Alves, que tentará a reeleição, Valadares Filho e Edvaldo Nogueira. Ainda falta o pré-candidato do governador Jackson Barreto. Deverá ser mesmo Zezinho Sobral? Aguardemos.
Outras pré-candidaturas
O PT lançará a deputada estadual Ana Lúcia? Com Valadares Filho de um lado, Edvaldo Nogueira de outro, o PMDB de outro, o PT sairia sozinho, fazendo tremular nas ruas a desgastada bandeira petista? Vamos ver. Ainda teremos Sônia Meire, do PSOL? E outros mais? Tomara que sim. Poderemos ter uma penca de pré-candidatos.
Segurança Pública em Nossa Senhora das Dores
Desandou de vez. Um absurdo! O que tem ocorrido de homicídios e roubos não está no gibi. Para ter-se uma ideia de como a situação é alarmante, ainda ontem, dia 10, em pleno domingo à noite, policiais em uma viatura aconselhavam as pessoas a não se sentarem nas calçadas, para evitar assaltos. A que ponto nós chegamos!
Por outro lado, enquanto bandidos tinham acabado de assaltar uma pizzaria, policias militares multavam a dona de uma motocicleta que tinha estacionado numa faixa de pedestre em frente à Igreja Matriz, rente ao meio-fio, na hora da Missa. Deveras, o estacionamento era irregular. Todavia, enquanto os policiais multavam a motociclista, ali mesmo, na Praça da Matriz, um bandido tentava levar a bicicleta de um fiel, que fora alertado por passantes.
A bandidagem, assim como a Polícia, não alivia nem na hora da Missa! Danou-se.
As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.
(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.
jlsantana@bol.com.br