FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: José Lima Santana - jlsantana@bol.com.br
Fonte: José Lima Santana
Pub.: 26 de janeiro de 2016

Mendonça Prado x Maurício Iunes: quem recebe a bomba é o governador Jackson Barreto

Política, Etc. & Tal  ::  Por José Lima Santana

José Lima Santana(*) - jlsantana@bol.com.br

 

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Jos Lima Santana - Foto: ClickSergipe

Tarifas do transporte coletivo urbano

Você está achando pouco?  Dentre as 17 capitais brasileiras que aumentaram a tarifa do transporte coletivo urbano acima da inflação está Aracaju. Alega-se isto e aquilo para justificar a majoração. São tantas as alegações, mas tão pouco é o convencimento da população usuária. A tarifa aracajuana só aumentou 14,8%. Ou seja, uma “tuliça”.

 

Veto popular

Dizem alguns observadores que a campanha do “Veto Popular” contra o aumento da tarifa de ônibus está dividida entre a turma do PSTU/PSOL e a do PT, especialmente do Movimento “Mandato Popular”, encabeçado pela deputada Ana Lúcia com o apoio do vereador Iran Barbosa. Segundo analistas, a quebra de braço é para ver quem colhe mais assinaturas e protagoniza a ponta de lança da campanha pelo veto popular, instituto consagrado na Lei Orgânica de Aracaju.

Apresentados os milhares de assinaturas exigidas por lei à Câmara Municipal, dizem que o “pau” será certo. Os vereadores da bancada do prefeito derrubarão o veto. Se assim for, o veto popular irá para o beleléu.

 

Segurança pública

No Brasil em geral a segurança pública está como a cantiga da perua: é de pior a pior. Em Sergipe, a situação está braba. Chega-se ao absurdo de desentendimentos entre o secretário e o comandante da Polícia. Quebra de hierarquia? Desrespeito? Que diabo está acontecendo? A imprensa futuca daqui, futuca dali, cada um diz o que quer e quem paga a fatura negativa? O governo do estado. Diretamente, o governador. É ele quem leva bomba da imprensa e da população. Afinal, foi ele quem o povo elegeu. Não foi o secretário, nem o comandante.

O caso é sério. O governador Jackson Barreto precisa tomar pé da situação. Precisa botar as coisas no eixo. Se for o caso, deve mexer em tudo. Um secretário desmoralizado pelo comandante da Polícia? É o fim. Um secretário dando ordens a um oficial sem passar pelo comandante direto deste, é um desastre. Hierarquia e disciplina são institutos administrativos a serem preservados. E o povo é que não deve pagar a conta da fogueira das vaidades.

 

Ainda a segurança

De acordo com um ranking distribuído pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública, dentre as 50 cidades mais violentas do mundo 21 são brasileiras. A cidade mais violenta do mundo é Caracas, capital da Venezuela. A mais violenta do Brasil é Fortaleza, que ocupa o 12º lugar no mundo, com 60,77 homicídios por cada grupo de 100.000 habitantes.

Aracaju desponta como a 38ª cidade mais violenta do mundo, com 37,70 homicídios por cada grupo de 100.000 habitantes. E o interior do estado? É um absurdo dizer isso, mas tem lugares onde bala e faca são formas de expressão muito bem utilizadas.

 

Pré-candidaturas a prefeito da capital

Quais são as pré-candidaturas a prefeito de Aracaju que já estão postas? A de Edivaldo Nogueira e a de Valadares Filho. Ah, ainda tem a do vereador Emerson Costa, pela Rede de Marina Silva! Há quem aposte num bom resultado nas urnas deste pré-candidato, por ser, em termos majoritários, uma novidade, além de ter um histórico de bom desempenho no legislativo municipal. Vamos ver.

E o prefeito João Alves Filho, tentará ou não tentará a reeleição? O Negão não está nem aí. Quem quiser que estrebuche. Ele está na dele, assistindo de camarote o desenrolar dos fatos. O grupo amorinista, dos irmãos Edivan e Eduardo Amorim, está se esguelando. Tem gente de lá querendo que João converse logo sobre campanha eleitoral. E João? Tá nem aí! Quem quiser que rasgue o dito cujo.

 

Maria do Carmo na Prefeitura?

Pois é. Dizem que isso é armação de Albano Franco, a fim de que o seu filho, Ricardo Franco, fique de vez no Senado. Será o Benedito? Ou o Maledito? A aposta de Albano, dizem, é que Maria arrebanharia mais votos do que João, na classe média e na periferia. Será? Pode ser um bom palpite, sim. As urnas poderiam nos dizer. Mas, João largaria a “carne seca”? Ficaria na moita, aguardando 2018, para lançar-se candidato a governador? No mundo da política, o diabo chupando manga no meio da feira não é nada difícil de ver.

 

Candidatos ao Senado em 2018

Tudo bem. Tudo bem. Serão duas vagas. Todavia, já tem mais pretensos candidatos ao Senado do que cabos eleitorais. E é assim? Pois é bem assim mesmo. Fala-se por aí, de esquina em esquina: Jackson Barreto (eu acho que ele será candidato e acho que deverá ser), Heleno Silva, Fábio Mitidieri, Fábio Henrique, Laércio Oliveira, André Moura e mais a torcida do Flamengo. Se João Alves for candidato a governador, Eduardo Amorim iria para o Senado, novamente? E Valadares, pai, se não se encaixar como candidato a governador, também tentaria ficar no “céu brasiliense”, como o Senado é conhecido? Rogério Carvalho esquecerá o Senado? Até eu poderia lançar a minha candidatura. Não tenho dinheiro, mas tenho um bom slogan (quer dizer, eu penso que tenho), com todo respeito aos nobres pretensos candidatos, aos quais eu tenho, sim, profundo respeito: “Ruim por ruim, vote em mim”. Se colasse eu estaria feito. Com Tiririca colou. E ele decolou. Já comigo, eu acho que não sairia do chão. Kkkkkkkk.......

 

As notas e comentários publicadas nesta coluna são de responsabilidade integral do seu autor e não representam necessariamente a opinião deste site.

(*) Advogado. Mestre em Direito. Professor do Curso de Direito da UFS. Membro da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE.

jlsantana@bol.com.br


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação