FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 03 de fevereiro de 2026
POR: Iane Gois
Fonte: Portal Itnet
Pub.: 02 de agosto de 2016

Vardo da Lotérica assumirá interinamente presidência da Câmara de Itabaiana

Justiça anulou eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016 por descumprimento do quantitativo necessário de vereadores presentes à Sessão para a escolha.


Após inúmeras polêmicas envolvendo o vereador por Itabaiana (SE) Arivaldo de Rezende (PMDB), conhecido como Vardo da Lotérica, uma decisão judicial volta a dar visibilidade ao parlamentar serrano, mas dessa vez pela nomeação dele como presidente interino da Câmara de Vereadores da cidade.

A sucessão de José Roberto Oliveira (PP) foi determinada pela juíza de direito Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande, em resposta à ação movida por Vardo pela nulidade da eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa, em maio de 2014, para o biênio 2015/2016.

O pedido é embasado no descumprimento do quantitativo necessário de vereadores presentes à sessão quando da eleição, uma vez que, conforme registro em Ata, apenas seis parlamentares compareceram, sendo obrigatório, de acordo com o Art.9º que trata da eleição da Mesa Diretora, a presença de maioria absoluta, sete vereadores, haja vista a formação do parlamento por 12 edis.

Mediante a lacuna na presidência, se faz obrigatório o cumprimento da Resolução 28/90 do Regulamento Interno do Legislativo, que determina pela nomeação interina do vereador mais idoso até que seja eleita a mesa diretora definitiva, sendo, portanto, Vardo o novo presidente.

Ainda de acordo com o que prevê o Regulamento Interno, imediatamente após a posse do vereador mais idoso dar-se-á, em número legal, a votação para formação da nova Mesa, eleição que deveria ter ocorrido nesta terça-feira (02), quando os parlamentares retornariam do recesso.

Entretanto, por falta de quórum, a 1ª Sessão do 2º período do Legislativo de 2016 não pode ser realizada.

Em contato com José Roberto, o portal foi informado de que ainda não houve notificação oficial, e que assim que ocorrer a assessoria jurídica recorrerá da decisão.

Decisão, na íntegra, abaixo.

Arivaldo de Rezende, propôs AÇÃO ORDINÁRIA DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE ATO ADMINISTRATIVO C/C REINTEGRAÇÃO EM CARGO PÚBLICO COM PEDIDO LIMINAR em face de CÂMARA MUNICIPAL DE ITABAIANA, sustentando que pertence ao quadro de Vereadores do Município de Itabaiana, e que no dia 29 de maio de 2014 houve uma sessão ordinária em que fora realizada a eleição para o biênio 2015/2016 da mesa diretora da Câmara.

Na eleição só estavam presentes apenas 06 (seis) vereadores, que elegeram o senhor José Roberto Oliveira dos Santos como presidente da aludida casa legislativa para o período de 2015/2016. Requer liminarmente a determinação da nulidade da Ata da Sessão Ordinária do dia 29 de maio de 2014 e a nomeação do Vereador Arivaldo de Rezende, mais idoso em exercício, como Presidente interino, conforme determina o § 1º do Artigo 4º do mesmo Diploma Legal.

É o simples relatório. DECIDO.

A concessão da tutela antecipada de urgência constitui-se em ferramenta de extrema utilidade contra os males decorrentes do tempo de tramitação do processo, exigindo a presença de dois requisitos essenciais: probabilidade do direito + perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, nos termos do art. 300 do Novo CPC.

Para a agilização da entrega da prestação jurisdicional, não subsiste qualquer dúvida quanto à existência dos direitos alegados, consoante se infere dos argumentos e dispositivos legais.

Probabilidade do direito não é aquele utilizado para o acolhimento final da pretensão, mas apenas o conjunto de dados de convencimento capazes de, antecipadamente, através de cognição sumária, permitir a verificação da probabilidade da parte requerente ver antecipados os efeitos da sentença de mérito.

Na hipótese vertente, a probabilidade do direito pode ser inferida por meio da aplicação da legislação regente da eleição da mesa diretora daquele Município.

O perigo de dano e/ou risco de inutilidade do processo ao final, é que os vícios na eleição podemcausar insegurança social e jurídica aos cidadãos municipais.

Preceitua o"Art . 9º - A eleição da Mesa da Câmara, para o primeiro biênio, far-se-á, existindo número legal, no dia 1º e janeiro do primeiro ano de cada legislatura, considerando-se automaticamente empossados os eleitos. § 3º - A eleição da Mesa a Câmara, em primeiro escrutínio, far-se-á por maioria absoluta de votos."

Neste contexto, vemos que a exigência para que ocorra a eleição de forma legal, é a presença da maioria absoluta dos vereadores daquela casa,ou seja, 07 (sete) vereadores, uma vez que acâmara de Itabaiana é formada por um total de 12 (doze).

Assim, a eleição da mesa deverá seguir com rigor o que expressam as normas específicas.

Outrossim, a Resolução 28/90, Regulamento Interno da Casa Legislativa de Itabaiana, dispõe que em caso de vacância da Mesa Diretora, o Vereador mais idoso assumirá a presidência até que seja eleita a mesa diretora definitiva.

"Art. 4º - Imediatamente após a posse, os vereadores reunir-se-ão sob a presidência do vereador mais idoso entre os presentes e, havendo a maioria absoluta dos membros da Câmara, elegerão os componentes da Mesa, que ficarão automaticamente empossados.

§ 1º - Inexistindo número legal, o vereador mais idoso dentre os presentes permanecerá na presidência e convocará sessões diárias, até que seja eleita a Mesa Diretora."

Portanto, CONCEDO a tutela antecipada requerida, para determinar a nulidade da Ata da Sessão Ordinária do dia 29 de maio de 2014 e a nomeação do Vereador Arivaldo de Rezende, edil mais idoso em exercício, como Presidente interino, conforme determina o § 1º do Artigo 4º, até que seja eleita a mesa diretora definitiva.

Deixo de nos termos do art. 334 do CPC, designar audiência de conciliação, por entender que o presente feito se amolda à hipótese do art. 334, § 4º, II, do CPC.

Cite-se o réu com para , querendo, oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias.

Itabaiana, 29 de Julho de 2016

Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande

Juíza de Direito


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação