Aracaju (SE), 24 de novembro de 2024
POR: Assessoria Maria do Carmo
Fonte: Assessoria Maria do Carmo
Pub.: 24 de agosto de 2016

Maria do Carmo destaca necessidade de impor regras mais firmes para criação de partidos

Senadora Maria do Carmo Alves (Foto: Assessoria Maria do Carmo)

Senadora Maria do Carmo Alves (Foto: Assessoria Maria do Carmo)

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou hoje (24) a necessidade de se tornar mais rígidas as exigências para se criar novas siglas partidárias. “Infelizmente, o que temos, hoje, são partidos sendo critérios, sem programa estatutário definido e sem propostas, de fato.  Vemos partidos sendo criados para atender interesses isolados, o que, no meu entender, fragiliza o sistema político-partidário do país”, disse Maria do Carmo.
De acordo com Maria, existem várias matérias sobre a questão da reforma política já tramitando no Congresso, por isso, no seu entender, “nada mais oportuno que colocarmos esse tema na ordem do dia”. Maria observou que muitos dos partidos não têm sequer um programa ideológico a ser seguido e sobrevivem às custas do fundo partidário. “Já são mais de 30 partidos, muitos dos quais, sem programa, sem direcionamento e quando os tem, confundem-se com os de outras siglas e nada acrescentam ao processo democrático”, disse.
Uma forma de endurecer as exigências, conforme a senadora, seria impondo uma espécie de cláusula de desempenho que -  a exemplo da chama cláusula de barreira - obrigando os partidos, a cada eleição ter um quantitativo mínimo dos votos apurados, em pelo menos alguns Estados. “Penso que essa seria uma forma de conter essa onda de criação de partidos, sem critérios. Mas espero que esse assunto seja colocado na pauta e que tenhamos partidos fortes, comprometidos com o país”, afirmou a senadora sergipana.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação