Senadora Maria do Carmo destaca PEC que sugere modificar algumas regras eleitorais
Senadora Maria do Carmo Alves (Imagem: Assessoria Maria do Carmo)
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou hoje a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/2016, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e discutida em primeiro turno, ontem (13). Dentre outras medidas, a Proposta reforça a exigência de fidelidade partidária de políticos eleitos e extingue as coligações nas eleições proporcionais, além de estabelecer uma cláusula de barreira para os partidos políticos.
Assim como os autores da PEC (senadores Aécio Neves e Ricardo Ferraço, ambos do PSDB), Maria compreende que é necessário se fazer uma revisão nas regras eleitorais que norteiam o processo eleitoral brasileiro. “O que temos hoje são partidos frágeis, desde a sua estruturação, passando pela formatação de um viés ideológico, até um estatuto que os sustente”, disse Maria, ressaltando que medidas dessa natureza há tempos já deveriam ter sido implementadas.
“Temos um modelo eleitoral, especialmente, do ponto de vista da criação de partidos, frágil e isso não contribui para a democracia. Penso que é hora de revermos essas questões. É o início e teremos muitos outros desafios pela frente”, afirmou a senadora, ao destacar a necessidade de se adotar mecanismos que fortaleçam as siglas e a relação partidária.