Eleição de deputados muda formação da Assembleia Legislativa em 2017
Deputado Gilson Andrade (Imagem: Divulgao)
A partir de janeiro do próximo ano a bancada de parlamentares, na Assembleia Legislativa de Sergipe, terá uma nova formação. Três deputados estaduais que saíram vitoriosos nas urnas em Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Estância abrem vagas para os suplentes. O Legislativo passará a contar com Gilmar Carvalho, Adelson Barreto Filho e Morito Matos. Este último entra na lista por causa da eleição do suplente Diógenes Almeida em Tobias Barreto. O deputado estadual Pastor Antônio os Santos disputa o segundo turno em Aracaju. É vice na chapa de Valadares Filho – em disputa contra a chapa Edvaldo Nogueira-Eliane Aquino. Se sair vitorioso, abre a quarta vaga de suplente. Assumiria Daniel Fortes.
A cidade de Estância, uma das mais importantes de Sergipe, será administrada pelo deputado Gilson Andrade, eleito com 40,79%, exatos 14.405 votos. Superou os candidatos Carlos Magno (31,57%, 11.149 votos) e Márcio Souza (27,06%, 9.556 votos). O deputado usou a tribuna para agradecer aos estancianos e lamentar pelos ataques sofridos durante a campanha no município. “É necessário que nós, políticos, façamos uma reflexão profunda da resposta que o povo está dando nesse pleito eleitoral. Tem que acabar com essa política da baixaria, do jogo sujo, pois, daqui a pouco não teremos eleitores indo às urnas para votar”.
Gilson disse que este tipo de prática não pode se repetir e declarou que os sergipanos não aceitam mais campanha eleitoral com ataques pessoais. O parlamentar declarou que é preciso haver um confronto de ideias e não desrespeito aos adversários. “Por esse tipo de incoerência que vivemos na politica é que o povo está dando a resposta nas urnas. Fui covardemente agredido durante esses 45 dias de campanha, aliás, durante todo esse ano pelos meus adversários, e principalmente no pleito eleitoral. Diziam que eu não era candidato, que desviei recursos”, observou. O deputado afirmou que teve que desmentir por várias vezes mentiras divulgadas nas redes sociais onde era apontado como candidato inelegível ou cassado. “Para eles o que importava era me desqualificar”.
Nossa Senhora do Socorro, um dos motores da economia sergipana, município que integra a região metropolitana de Aracaju, será administrado no quadriênio 2017-2020 pelo deputado estadual Padre Inaldo, que trocará o mandato parlamentar pelo posto de prefeito. Inaldo venceu as eleições com o percentual de 73,12%. Obteve 35.190 votos, cerca de 10 mil votos a mais que o ex-prefeito José Franco. O ex-deputado estadual obteve 25.487 votos, não contabilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) porque sua candidatura foi indeferida.
Padre Inaldo afirmou ao Jornal da Cidade que estava feliz com a conquista e que espera representar os anseios da população de Socorro por transformações. O parlamentar declarou que sabia da missão que estava abraçando e que sua vitória “representa a libertação do povo de Nossa Senhora do Socorro, que há 24 anos era governada pelo mesmo grupo”. O futuro prefeito deu início ao diálogo com os vereadores eleitos para a construção da sua base na Câmara Municipal e se reúne com sua equipe para elaborar projetos para a cidade. A cidade de Lagarto, outro município com economia forte, com um dos maiores parques industriais do interior, será administrada novamente pelo deputado estadual José Valmir Monteiro. O parlamentar administrou o município no período 2009-2012. O deputado obteve 59,24% dos votos válidos , um total de 32.966 votos. Superou Jerônimo Reis (37,95%, 21.120 votos), Willians Cardoso (1,29%, 720 votos), Rosendo Ribeiro (0,86%, 479 votos) e Marcelio do Psol (0,36%, 201 votos).
Licença
O deputado estadual Georgeo Passos (DEM) pediu licença por 30 dias para atuar na campanha do pai, o ex-presidente da Alese, deputado estadual Antônio Passos, que se sagrou vitorioso nas eleições de Ribeirópolis. O parlamentar disse que as urnas mostraram que os sergipanos querem mudanças. “A população está observando o que acontece nos municípios e nas Câmaras Municipais e o que se viu foi uma grande renovação, a exemplo do que ocorreu em Aracaju e em diversas cidades”. Em Ribeirópolis o candidato Antonio Passos venceu o pleito com 51,05% dos votos válidos (5.661). Na segunda colocação ficou a candidata Uita Barreto (PSB), com 5.161 votos (46, 54%).