Projeto de lei de Garibalde Mendonça torna Terço dos Homens de Itabi patrimônio cultural imaterial
Deputado estadual Garibalde Mendona (Imagem: Site Garibalde Mendona)
Projeto de lei do deputado Garibalde Mendonça aprovado na Assembléia Legislativa de Sergipe - Alese, nessa quarta-feira (9) eleva o Terço dos Homens da cidade de Itabi - SE à condição de manifestação de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.
Garibalde Mendonça, explicou que cidade de Itabi foi à primeira cidade no país a criar o Movimento de orações denominado Terço dos Homens, e partir desse grupo surgiram milhares que hoje estão espalhados em todas as capitais do país.
Ele comentou que a intenção é reconhecer a importância cultural de imaterial do Terço dos Homens.
“O Terço dos Homens de Itabi foi criado no dia 8 de setembro de 1936, pelo Frei Peregrino, e hoje conta com mais de 100 homens. Esse grupo tem valorizado o lado religioso dos homens, desenvolvendo uma devoção que o leva, e reconquistar o seu lugar diante de Deus, aprendendo a rezar e elevando sua família também á oração. Além disso, o Terço dos Homens tem sido instrumento de transformação de homens de varias idades, sobretudo nas milhares de famílias daquela cidade”, comemorou o parlamentar.
O Terço de Orações dos Homens de Itabi comemorou no último dia 11 de setembro, 80 anos de existência em grande estilo.
Mesmo sem ter sido ainda sancionado pelo governador, a lei está sendo comemorada pela Diocese de Aracaju.
“O Terço dos Homens não somente de Itabi, mas todos os demais cidades apresenta-se, sem dúvida, como uma resposta à problemática pessoal, social e comunitária dos dias de hoje, onde o homem, de modo geral, é um ser presente em todas as atividades humanas, mas antes vivia ausente no seio da Igreja”, pontuou Carlos Barbosa, coordenador arquidiocesano do Movimento dos Terços dos Homens em Sergipe.
Confira também:
Site: http://garibalde.com.br/default.asp
Facebook: https://www.facebook.com/ascom.garibaldimendonca?fref=ts
Twitter: https://twitter.com/ascomgaribalde