Aracaju (SE), 11 de maio de 2025
POR: Assessoria Lucimara Passos
Fonte: Assessoria Lucimara Passos
Em: 23/11/2016 às 12:02
Pub.: 23 de novembro de 2016

A qualidade de vida de um povo também se mede pelo acesso à cultura, diz Lucimara Passos

Vereadora Lucimara Passos (Imagem Acrisio SiqueiraCMA)

Vereadora Lucimara Passos (Imagem Acrisio SiqueiraCMA)

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) usou a tribuna da Câmara de Aracaju, na manhã desta quarta (23), para fazer um discurso em defesa do acesso à cultura como direito de cidadania.

Para Lucimara, que tem uma série de projetos relacionados às políticas culturais, a qualidade de vida de uma cidade passa também pelo acesso que a população tem às artes e à cultura. “Não é possível pensarmos uma cidade com cidadania e com bem-estar se negamos o direito à cultura. Precisamos alimentar não apenas os nossos corpos, mas também a nossa alma, oportunizando acesso aos bens culturais e fortalecendo a nossa identidade. E esse deve ser um direito de todos os cidadãos e cidadãs”, acredita.

Durante o discurso, Lucimara afirmou que a cultura de Aracaju atravessa um momento de dificuldade no que diz respeito à atenção e investimento dado pelo Poder Público. De acordo com a vereadora, “na gestão de João Alves, a Funcaju teve uma drástica redução das suas atividades e hoje está relegada ao pagamento da folha. Recursos que eram importantes para a cadeia da cultura em nossa cidade foram transferidos para investimento em propaganda governamental e o que vimos nesses quatro anos foi uma desconstrução de iniciativas positivas que tínhamos na área cultural”.

Como exemplo, Lucimara citou o caso do Centro Cultural de Aracaju. “Começamos a construir aquele sonho em 2007. À época, eu visitei experiências pelo país, buscando pensar não apenas um projeto de estruturação física, mas de ocupação democrática e diversificada daquele espaço. Infelizmente, mesmo com o cuidado que Aglaé Fontes tem com o local, o que vemos é muito aquém do que foi pensado e do que é possível”, avalia.

Para reverter este cenário, Lucimara alertou os colegas vereadores sobre a importância da preocupação com as políticas de cultura e arte ser expressa durante a discussão do Plano Orçamentário Municipal de 2017. “Em breve, vamos começar um debate sobre o orçamento do próximo ano e precisamos reunir esforços para termos a cultura também como prioridade da ação e do investimento da Prefeitura”, disse a vereadora.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação