Deputado Garibalde Mendonça lembra Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Deputado estadual Garibalde Mendonça (Imagem: Site Garibalde Mendonça)
Cerca de 112 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem, de acordo com estimativa do Ministério da Saúde. O Boletim de Aids com dados mais recentes mostra que a doença avança em todas as faixas no público masculino jovem.
Entre a faixa etária de 20 a 24 anos, a taxa de detecção do vírus dobrou entre 2005 e 2015, passando de 16,2 casos por 100 mil habitantes para 33,1 casos por 100 mil.
Em Sergipe, segundo o gerente do Programa Estadual, o médico sanitária Almir Santana, atualmente, existem pouco mais de 5 mil pessoas diagnosticadas com Aids.
A capital é a cidade que lidera o número de registros: 2.243 casos. Já os demais municípios que entram nas estatísticas de casos notificados estão: Nossa Senhora do Socorro (473), Itabaiana (235), Estância (195) e Lagarto (149).
“Esperamos que as ações que estão sendo desenvolvidas nas cidades no dia de hoje, possam servir de combustível para as entidades que lutam contra essa doença. Nós precisamos de maneira forte, intensa e cotidiana reafirmar a nossa posição pela luta contra o HIV”, disse o deputado. O parlamentar questionou a diminuição de campanhas preventivas durante as grandes festas do Estado contra a Aids.
“À medida que elas diminuem, o índice de contaminação aumenta, o que significa que essas campanhas são investimentos que afetam a vida de pessoas. Por outro lado, a população precisa optar pelo caminho da vida”, afirmou Garibalde Mendonça.