Câncer: "Março Azul Petróleo"
Deputada Silvia Fontes (Imagem: Jadilson Simões/Agência Alese)
Histórico
Silvia FontesHá um mês, em dezembro de 2016, ocorreu na Casa Legislativa de Sergipe, uma audiência pública realizada pela presidente da Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social da Alese, que é a deputada Silvia Fontes (PDT). Com o tema: Sergipe Contra O Colo de Útero, o evento contou com especialistas renomados, a exemplo do médico oncologista Nivaldo Vieira, que revelou a expectativa de 220 novos casos da doença no Estado em 2016, sendo a maioria em Aracaju.
Segundo alertou durante palestra, o Câncer do Colo de Útero é preventivo, inclusive com vacinação. Ressaltou que no Brasil os números são alarmantes e nem todos os casos vão para as estimativas. “O câncer de colo de útero é a terceira maior incidência entre as mulheres. A maioria tem 49 anos, é tratada no SUS, 65% tem baixa escolaridade e 52% são mulheres casadas. Esse é o perfil: são mulheres em plena atividade produtiva, têm filhos e são retiradas do mercado de trabalho. À cada 90 minutos morre no Brasil, uma mulher, de câncer de útero”, externou o Oncologista Nivaldo Vieira, durante audiência, à época citada.
Aprovação
Como forma de conscientizar famílias, mulheres em especial, o Projeto de Lei dedicado a essa finalidade de prevenção e combate ao câncer de colo de útero, a Casa Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou ainda em dezembro de 2016, o Projeto de Lei: MARÇO AZUL PETRÓLEO.
O teal (azul petróleo) é a cor indicativa à doença e sua prevenção. Cada tipo de câncer (homem ou mulher) há uma cor dedicada ao trabalho, ações e campanhas, que corroborem com o tratamento e a prevenção.