Deputado Moritos Matos irá apresentar projeto de combate aos trotes nos serviços de emergência
Deputado Moritos Matos (Foto: Arquivo Pessoal)
A Lei municipal trata especificamente de campanhas educativas nas escolas da rede municipal e particulares para a prevenção de trotes telefônicos em serviços de utilidade pública de emergência. "Agora como deputado vou elaborar um projeto ampliando a medida para todas as escolas sergipanas. Porque o número de trotes recebidos atrapalha o atendimento, dificulta o trabalho do Samu e prejudica e muita a população que de fato precisa do serviço", argumenta o deputado Moritos Matos.
E a preocupação dele tem mesmo fundamento. De acordo com dados do Samu, somente no mês de janeiro foram registradas 4.683 ligações falsas, ou seja, foram 151 trotes por dia. Ligar para um serviço de atendimento somente para enganar a atendente e passar informações sobre um acidente que não ocorreu é um crime. Um crime contra a sociedade.
No ano passado para tentar diminuir o número de ligações falsas o Núcleo de Educação Permanente - NEP - do Samu - realizou a campanha 'Sou amigo do Samu - Não passo trote', em várias escolas, centros comerciais e também no trânsito, com o intuito de orientar crianças, jovens e adultos sobre essa importante campanha.
Apesar dessa campanha, o número de trotes recebidos ainda preocupa. "O meu objetivo é ampliar e fortalecer as campanhas educativas em todas as escolas sergipanas. O trabalho tem que ser permanente. É lamentável que a maioria dos trotes seja feita por crianças. Por isso, é tão necessário que as campanhas sejam feitas nas escolas", ressalta deputado Matos.