Luciano Pimentel defende mais unidade da classe política em favor de Sergipe
“Eu gostaria de dizer aqui ao ClickSergipe que mantenho todas as minhas observações feitas na entrevista concedida ao Universo Político”, diz parlamentar
Luciano Pimentel: parlamento como uma unidade para solucionar os problemas de Sergipe (Foto arquivo: César de Oliveira)
Discreto, mas um apurado observador da cena pública e preocupado com o futuro de Sergipe, sobretudo com a execução de projetos que tragam desenvolvimento sustentável, infraestrutura e que gerem emprego e renda aos sergipanos, o deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, defende mais unidade da classe política neste momento em favor de Sergipe e menos brigas pessoais entre suas altas lideranças.
Numa entrevista bem focada, concedida ao jornalista Joedson Teles, do Universo Político, no final da semana passada, Luciano Pimentel foi diretamente ao ponto desta briga que envolve o governador Jackson Barreto, PMDB, os senadores Antônio Carlos Valadares e Eduardo Amorim e resvala para os demais políticos do Estado, sobretudo os da bancada federal. Para ele, esse “bate-boca” redunda inócuo e estéril.
“Apesar de compreender a dinâmica e a tensão da política, avalio com uma certa decepção e apreensão. Isso porque o ritual de respeito às autoridades legalmente constituídas, em determinadas instâncias da política, pode estar sendo arranhado nesse momento. Me desagrada, por exemplo, ver a marcação cerrada que o governador do Estado faz ao senador Antônio Carlos Valadares, atacando seu mandato, sua história e o seu legado de homem público altamente responsável e respeitado no Congresso Nacional”, diz o deputado Luciano.
E complementa: “Não vejo como algo normal o esforço empreendido por Jackson Barreto para retirar de Valadares a Coordenação da Bancada Federal de Sergipe no Congresso, quando ele teria mandato naquela Coordenação até o mês de setembro deste ano, que é quando chega o Orçamento da União para 2018. Isso é um capricho?”, questiona ele no Universo Político.
“Tenho profundas reservas às críticas que o governador e políticos ligados a ele fazem ao nosso senador pela destinação dos R$ 100 milhões em emenda impositiva para a Codevasf num gesto nobre que termina por trazer excelentes benefícios ao nosso pobre Baixo São Francisco, que tem o menor IDH, o menor número de empregados formais e o menor crescimento do Estado. Ora, ser criticado por buscar resgatar a dignidade do sofrido povo do Baixo São Francisco é algo inadmissível”, diz Luciano.
O parlamentar Luciano Pimentel teve uma carreira de 35 anos em banco, através da Caixa Econômica Federal, de onde foi superintendente por mais de cinco anos aqui em Sergipe até 2014, tem uma visão desenvolvimentista e sonha muito com o avanço de Sergipe e dos sergipanos. Mas para Luciano, enquanto a classe política se “desarmoniza”, o Estado vê desgastado o seu foco.
“Estamos vendo a duplicação da BR-101 parada.A duplicação da BR-235 sem nenhuma perspectiva.
O Canal de Xingó sem sequer começar e o Projeto Carnalita devidamente arquivado”
“Acho que se não desvia totalmente o foco, pelo menos retarda as necessidades mais urgentes de Sergipe. Enquanto o govenador faz essas e outras manobras políticas, nós estamos vendo a duplicação da BR-101 parada, só agora com promessa de retomada ainda que parcialmente. A duplicação da BR-235 sem nenhuma perspectiva. O Canal de Xingó sem sequer começar e o Projeto Carnalita devidamente arquivado, voltado à estaca zero. Do ponto de vista do senador Valadares, não haverá prejuízos à gestão e aos pleitos de Sergipe, porque ele é republicano e sabe das suas responsabilidades. E até creio que seja essa a visão, também, do senador Amorim”, disse Luciano Pimentel na entrevista do Universo Político.
“Eu gostaria de dizer aqui ao Clicksergipe que mantenho todas as minhas observações feitas na entrevista concedida ao Universo Político. E como estamos retomando as atividades parlamentares nesta quarta-feira, dia 15, apelo para que possamos usar o parlamento como uma unidade a mais para solucionar os problemas de Sergipe e harmonizar os interesses em favor do povo e do Estado”, disse Luciano Pimentel.