Aracaju (SE), 15 de janeiro de 2026
POR: Karla Pinheiro
Fonte: Assessoria Gilmar Carvalho
Em: 21/02/2017
Pub.: 22 de fevereiro de 2017

Deputado Gilmar Carvalho propõe PEC que exige consulta popular para privatização de entidades da administração indireta

Deputado estadual Gilmar Carvalho (Foto: Jadilson Simões/Agência Alese)

Deputado estadual Gilmar Carvalho (Foto: Jadilson Simões/Agência Alese)

O deputado estadual Gilmar Carvalho irá protocolar amanhã (22) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que modifica o inciso XIV do artigo 25 da Constituição Estadual. A PEC propõe que seja realizado consulta popular, através de plebiscito, quando houver indicação de privatização de entidades que integram a administração indireta do Estado. O parlamentar entende que as empresas públicas e sociedades de economia mista são patrimônio do povo sergipano e cabe a população decidir a respeito da possibilidade do desfazimento e alienação desse patrimônio.

Na PEC, Gilmar Carvalho propõe alterar a redação do inciso XIV do artigo 25 sugerindo que a criação, transformação, fusão, cisão, incorporação ou extinção de empresa, autarquia, sociedade de economia mista ou fundação pública, assim como suas subsidiárias, dependerão da lei específica aprovada pela Assembleia Legislativa, após obedecidos os critérios de comprovação de relevante interesse público em parecer fundamentado do órgão estadual de planejamento.

O parlamentar propõe ainda o acréscimo do inciso XIV-A e XIV-B que dizem respectivamente que a privatização sob qualquer modalidade de empresa pública ou sociedade de economia mista, assim como suas subsidiárias, de que o Estado de Sergipe seja acionista, dependerão de consulta popular, sob forma de plebiscito; e que o Estado de Sergipe, nas sociedades de economia mista, em que possuir  o controle acionário, fica obrigado a manter o poder de gestão, exercendo o direito de maioria de votos na assembleia geral, de eleger a maioria dos administradores da companhia, dentre eles o Diretor-Presidente, sendo vedado qualquer tipo de acordo de sócios ou avença que implique em abdicar ou restringir seus direitos sociais.

A PEC foi motivada após anúncio feito pelo Governador Jackson Barreto, em entrevista à imprensa, sobre a possibilidade de privatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) com a justificativa de que a empresa não atende mais a necessidade da população e precisa se enquadrar, admitindo que o Estado está em processo de negociação com o BNDES que irá desenvolver o programa de financiamento de projetos de saneamento nos Estados do país. O edital para que se façam estudos sobre modelos possíveis a serem adotados em substituição a atuação das empresas estatais na prestação de serviço de saneamento, além da ampliação das redes, foi lançado em novembro do ano passado. A ideia é que a iniciativa privada explore o serviço, por meio da privatização de empresas estatais, concessão do serviço ou PPP (Parceria Público Privada).


Notícias Indicadas

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação