FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 26 de outubro de 2025
POR: Elenildes Mesquita
Fonte: Assessoria Laércio Oliveira
Em: 27/03/2017
Pub.: 27 de março de 2017

"Quem foi que disse que quero ser candidato a chapa majoritária?"

Deputado Laércio Oliveira concede entrevista e esclarece sobre terceirização e política em Sergipe.

Laércio Oliveira (Imagem: Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

Laércio Oliveira (Imagem: Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

O deputado federal Laércio Oliveira, após várias polêmicas em torno da terceirização e algumas questões política no estado, concedeu na manhã desta segunda-feira, 27, entrevista ao jornalista Gilmar Carvalho na Mix FM, em Aracaju.

Ao ser questionado pelo apresentador sobre a entrevista publicada no site Universo Político sobre a declaração que: ‘a regra é bateu levou. Se falar na minha frente eu respondo, se for a emissora de rádio vai ter volta e que vão ter que me engolir’. Você mudou, Laércio? “É Gilmar, mudei e estou aprendendo. Fico muito confortável em vir falar com você, pois você que conhece minha história. Minha conduta vou continuar tendo, mas vou subir o tom e responder quando for preciso. Não tenho nenhum interesse em usar uma emissora de rádio ou outro meio de comunicação para ficar falando de A ou B, não é o meu estilo e jamais faria isso. Agora tenho ouvido tantas coisas dos ‘ditos’ aliados políticos, nós fazemos parte do bloco de sustentação do governo e de vez em quando leio uma matéria ou escuto algo. Quem foi que disse que quero ser candidato a chapa majoritária? Mas estou preparado e à disposição para ser candidato a qualquer cargo, inclusive de governado ou senador. Coloco meu nome à disposição. Agora estamos com tanta coisas para ajudar ao estado e ao governador e precisamos ter uma sintonia com o governador pensa e ver a forma que o estado caminha com suas dificuldades. A gente tem que somar e não ficar ‘você chegou agora não dever ser candidato e quem deve ser são os partidos que construíram o momento da vitória do governador. Eu até entendo isso, mas vamos conversar entre a gente. Recentemente o governador ofereceu um jantar e ele foi muito claro sobre isso. O governador pediu, inclusive ao deputado Jony para que fosse conversado entre o grupo e não com comentários e citou exemplos do que tinha acontecido. Agora se querem se reeleger em 2018 é melhor trabalhar do que ficar com blá blá blá que não resolve nada. Portanto Gilmar, resolvi mudar e começar a responder porque a omissão é a pior das virtudes que uma pessoa tem, então você nunca vai ouvir uma palavra desrespeitosa minha com ninguém nem pessoalmente e nem publicamente, mas a gente cansa. Fazem uma crítica aí quando encontra comigo nos corredores falam como se nada tivesse acontecido. É só falsidade".

Coordenador da bancada e reunião com André Moura

Fui escolhido pela maioria para ser o coordenador da bancada sergipana, aí escuto uma informação essa semana, que os deputados estão se juntando para trocar o coordenador e quem tem a maioria troca tudo. Se Valadares tiver a maioria e quiser trocar a bancada ele volta. Eu disse em seu programa e fui falar com Valadares. Batemos um papo de alto nível sobre as necessidades que o estado tem e acompanhei o governador em uma audiência que ele pediu com André Moura, que foi decente, respeitoso, uma conversa também de alto nível sobre as necessidades do estado e o governador pediu ajuda a ele como representante do Estado que tem maior destaque no Congresso Nacional e é verdade. Tem gente que reconhece, mas prefere ficar calado, mas André Moura é um político mais importante da bancada do nosso estado. A gente precisa acabar com essas atitudes de não reconhecer a importância das pessoas só porque são da oposição. Temos que lutar por melhorias para Sergipe. Como coordenador da bancada vou continuar fazendo, mas se meus pares resolverem me retirar, eu vou sair, diferente de Valadares. Agora não acredito que a minha base vai me tirar para substituir por outro membro, não terão o voto da maioria. Digo isso com certeza absoluta. Nenhum deles tem. É mais fácil a oposição votar em mim.

Concurso Público

“Se você quer fazer concurso público pode continuar estudando. O PL aprovado não trata desse assunto. Isso não tem nada a ver com a terceirização”. Concurso público está regulado pelo artigo 37 da Constituição. Uma lei não pode ser maior do que a Constituição. E o decreto lei 200/67 deixa claro que o acesso ao emprego público se dá por meio de concurso. “Existem carreiras específicas do Estado que nuca serão terceirizadas. As grandes e médias corporações buscam na terceirização uma especialização e sabem que por meio dessas empresas de prestação de serviços encontram esse caminho. Todos trabalham de carteira assinada.   

Terceirização

A terceirização significa produtividade e eficiência. A terceirização é um processo que se instala com a contratação de processo de serviços. “Deixa explicar isso de uma forma mais didática para que as pessoas entendam com clareza depois de tantas opiniões destorcidas em um desconhecimento. As pessoas as vezes buscam seu ambiente de conforto e esquecem os milhões de brasileiros que estão desempregados. A terceirização é processo irreversível, uma prática que já existe no país há muitos anos. Quem terceiriza, terceiriza serviços e não pessoas, então dizer que professor, vendedor de lojas e hospital não precisará de médicos, enfermeiros e auxiliar de enfermagem, não é assim. Precarização é falta de emprego e não a terceirização. A terceirização sempre existiu. Quando uma indústria terceiriza determinada área de sua estrutura ela está fazendo isso para ter competitividade e produtividade porque o produto final dela precisa sair para o consumidor com um preço mais em conta, isso é terceirização. Quando um hospital terceiriza uma área ele busca especialização. Existe uma empresa de terceirização que trabalha só com médicos intensivistas (que trabalham na UTI) e são um dos melhores do Brasil. Só essa empresa tem mais de mil intensivistas trabalhando com altíssima qualidade de produtividade. A partir da Lei depois de sancionada o trabalhador terceirizada terá uma regulamentação o que dará mais segurança para o trabalhador e essa área vai continuar crescendo. Depois de sancionada quero que as pessoas que hoje criticam vejam que não será como estão dizendo. Vai gerar mais emprego e segurança jurídica ao trabalhador. Uma empresa de aparelhos celulares terceiriza como compras de peças de vários fornecedores até concluir seu produto final. Isso porque traz mais produtividade e com isso baixa o custo final, tendo como vender mais barato. 

Sobre a polêmica da frase 'E ninguém faz limpeza melhor do que a mulher'

“Gilmar, não fui bem interpretado e peço aqui desculpas a todas as mulheres. Mas vou citar o que falei para Joedson no Universo Político. A frase estava em um contexto e foi divulgado diferente. Durante uma entrevista expliquei a jornalista que num setor específico, como, por exemplo, asseio e conservação, têm dois milhões de trabalhadores no país e mais de 50% são mulheres, que não tiveram oportunidade de estudar em uma boa escola, mas têm a dignidade de terem suas carteiras assinadas. São mulheres honestas que merecem o reconhecimento de todos, pois lutam diariamente para fazer sua feira, criar seus filhos. E essas mulheres, dentro dessa atividade específica, representam mais do que os homens, porque ninguém faz uma limpeza melhor do que a mulher. Foi isso. Reconheci o talento da mulher em mais uma área de trabalho. Assim como existem excelentes profissionais do sexo feminino em outras atividades também. Mas, infelizmente, extraíram o texto como se eu tivesse fazendo alguma agressão ao trabalho que as mulheres fazem. Existem cinco mulheres que mandam na minha vida. Minha esposa, três filhas e uma neta de três anos. Minha vida são essas mulheres. Além disso, eu tenho uma a qual eu me curvo a qualquer hora do dia e da noite e aceito qualquer reclamação da parte dela, que é a minha mãe. Que me conhece e vive comigo sabe do meu respeito pelas mulheres e pelo trabalho delas. No meu gabinete em Brasília são seis mulheres e aqui no escritório político em Sergipe também são várias mulheres que trabalham diretamente comigo. Elas mandam em mim e triste de mim se não fosse elas.

Campanha “Água pra Viver”

No domingo (26) foi entregue toda a água arrecadada durante a campanha “Água pra Viver” realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac com a participação de estudantes, empresários, comerciantes, entidades de classe e a população. Foram arrecadadas mais de 100 mil litros de água mineral que beneficiou mais de dez ml pessoas de 4 mil famílias nos municípios de Gararu, Poço Redondo e Porto da Folha. “Gilmar, queria aproveitar sua audiência para agradecer a todos que colaboraram com a campanha que não teve cunho político e sim com o único objetivo de ajudar os sertanejos que passam por uma das piores secas dos últimos tempos. Como presidente da Fecomércio fiquei muito feliz com o resultado. Foram mais de 60 pessoas em caravana entregar essas águas. Pude ver nos olhos do povo sertanejo a esperança, pois a grande dificuldade que eles têm hoje é ter água pra beber. Não solucionamos o problema, mas ajudamos a amenizar o sofrimento do povo que tanto está sofrendo”.


Notícias Indicadas

Veja quem são os pré-candidatos confirmados e cotados para 2026

Lula volta a criticar uso do dólar, dias antes de reunião com Trump

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação